Emater-MG e prefeitura fazem acordo para reabertura de escritório local em Patos de Minas

Os serviços prestados pela empresa estão suspensos desde agosto do ano passado

por Odair Cardoso
21/05/2019 - 16h00

Patos Já - Emater-MG e prefeitura fazem acordo para reabertura de escritório local em Patos de Minas

O escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais - Emater-MG, em Patos de Minas está desativado desde agosto do ano passado quando o convênio com a prefeitura foi paralisado por causa de pendências financeiras dos anos de 2015, 2016 e 2018. Mas em reunião realizada na manhã desta terça-feira (21) entre representantes da empresa, Sindicato dos Produtores Rurais e do município pode promover a retomada dos trabalhos.

Por lei para manter um convênio com o município a Emater deve receber contrapartida financeira para custeios dos serviços de extensão rural qualificando os produtores, atestados de produção do Ceasa, além das diversas políticas públicas que a empresa executa, como o programa do Queijo Artesanal, Certifica Minas Café e outros. No entanto, além dos três meses de não repasse  dos recurso em 2018, existem pendencias de 2015 e 2016, que chegam a R$ 303 mil.

O diretor presidente da Emater-MG, Gustavo Laterza de Deus, disse ter sido proveitoso o encontro no gabinete do prefeito José Eustáquio. Segundo ele, foi feita uma proposta de parcelamento da dívida gerada na administração anterior e que a expectativa é de que nos próximos meses um novo convênio seja assinado.

José Eustáquio disse que a pendencia do seu governo é de três meses, o que deve ser pago o mais rápido possível, mas a anterior que teve início em 2015 apresenta um montante maior. Foi então proposto um parcelamento de 15 a 18 meses, para a quitação total. O prefeito lembrou no entanto, que a expectativa é de retomar o convênio ainda no mês de junho, mas caso o orçamento não seja suficiente, um projeto de Lei será enviado para a camara, o que pode demandar um tempo maior, devido aos tramites do legislativo.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG