Fim da espera: Prefeitura começa a pagar benefício do Recupera Minas a Patenses

Primeira e segunda parcela foram depositadas

por Redação Patos Já
16/05/2022 - 14h00

Patos Já - Fim da espera: Prefeitura começa a pagar benefício do Recupera Minas a Patenses

Começou a ser pago nesta segunda-feira (16) o benefício a famílias atingidas pelas enchentes em Patos de Minas. A primeira e segunda parcela do programa Recupera Minas já foram depositadas na conta de 588 pessoas aqui na cidade. De acordo com a Secretária de Desenvolvimento Social de Patos de Minas, a última parcela deve ser paga ainda em maio. O valor total do beneficio de R$ 1.200,00 será distribuído para 588 pessoas que foram atingidas pelas enchentes no inicio deste ano em Patos de Minas.

Nos primeiros meses de 2022, as centenas de pessoas ficaram desabrigadas e desalojadas e algumas perderam tudo por causa das chuvas que alagaram boa parte dos bairros próximos ao Rio Paranaíba. Famílias tiveram que sair as presas para não serem engolidas pelas enxurradas. Em 18 de fevereiro a prefeitura de Patos de Minas recebeu o pagamento da primeira parcela, do Estado, que seria entregue aos atingidos. Um mês depois a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social se reuniu com secretários de municípios atingidos para explicar como o recurso iria ser destinado as pessoas. O município disse que só depois disso montou um plano de serviços para o encaminhamento do recurso.

Em 24 de março o Conselho Municipal de Assistência Social aprovou o uso do recurso e a lei do SUAS que seria indispensável para pagamento do auxílio. Logo após a aprovação, a lei foi revisada e ajustada pela advocacia geral. Após o tramite burocrático, a lei ainda precisava ser votada em plenário da Câmara Municipal. No dia 28 do mês passado a lei foi aprovada e um dia depois publicada no diário oficial do município.

Após sancionada, a lei que autorizou os pagamentos ainda passou por um processo interno do município, como empenho dos recursos, para que o deposito fosse feito essa semana, quase 20 depois. Duas parcelas foram pagas de uma vez aos atingidos.

De acordo com a secretária de desenvolvimento social do município, Jorgiane Suellen, Patos de Minas optou por fazer a doação em dinheiro e não em alimentos como feito em muitos estados de Minas Gerais. A secretária afirma que fornece apoio as famílias com serviços que vão além do benefício do Recupera Minas, e que novos projetos como a construção de novas moradias para desabrigar as famílias da área de risco estão em discussão no município.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG