Governo encerra o Voe Minas Gerais e Patos de Minas ficará sem voos para BH

Desde abril uma redução de rotas teve início e a descontinuidade do programa será em 30 de junho

por Redação Patos Já
06/06/2019 - 08h10

Patos Já - Governo encerra o Voe Minas Gerais e Patos de Minas ficará sem voos para BH

Patos de Minas deve voltar a ficar sem ligação aérea para a Belo Horizonte até o fim de junho. A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais – Codemge, anunciou que o Governador Romeu Zema (Novo), decidiu não dar continuidade ao modal de integração regional, modal aéreo, que interliga os municípios do interior a Capital. A justificativa seria a situação financeira do Estado.

Em fevereiro de 2016, a empresa Azul, deixou de atender em Patos de Minas, o que gerou transtornos para os deslocamentos aéreos, que não mais puderam ser feitos no aeroporto municipal. Depois disso, o projeto Voe Minas Gerais, amenizou a situação com a retomada dos voos para a Capital, mas que também chegou a oscilar com um período interrompido e retomada entre 2017 e 2018. Agora, novamente quem depende desta modalidade de transporte ficará sem a opção área, saindo do município.

Em nota, a Codemge informou que o Voe Minas Gerais, será descontinuado a partir de 30 de junho de 2019. E que a nova administração tem avaliado seus projetos em andamento, buscando melhorias e o adequado atendimento ao povo mineiro, à luz da realidade financeira atual do Estado. O texto ressaltou que o Voe Minas Gerais demanda subsídio para sua operação – de 2016 a 2019, R$ 18 milhões.

Ainda segundo a nota, em abril deste ano, foi iniciada uma redução programada de rotas, em função da baixa ocupação nos voos, com a desativação de oito municípios. Nove cidades com maior taxa de ocupação permaneceram sendo atendidas na malha do projeto: Araçuaí, Belo Horizonte, Caratinga, Diamantina, Governador Valadares, Ipatinga, Manhuaçu, Patos de Minas e Teófilo Otoni. Com a desativação do Voe Minas Gerais ao final de junho, essas rotas também serão descontinuadas.

A Codemge também informou que ainda que há tratativas, em andamento, para a continuidade e transição de rotas do Voe Minas Gerais para a iniciativa privada. O projeto foi lançado em agosto de 2016. Desde então até o momento, foram realizados 9.761 voos e transportados 37.467 passageiros.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG