Casos de dengue estão em queda mas número de notificações segue em alta
Estratégias para contenção da proliferação da doença são intensificadas
Fonte: Rafael Ribeiro - NTV
24/06/2022 - 12h00
Boletim Epidemiologico - Imagem: Prefeitura de Patos de Minas
Com quase cinco mil e quinhentos casos de dengue, a coordenadora do Programa Municipal de Combate à Dengue (PMCD), Daniele Nunes, conta que mesmo apresentando queda se comparado com a epidemia do ano de 2019, o sistema de saúde da cidade tem acolhido muitos pacientes. “É um número expressivo para o ano que vivemos. Imaginávamos que com o período do frio teríamos queda, contudo, isso não aconteceu.
Hospitais públicos e privados sofrem com o alto número de casos”, explica. Através do monitoramento feito pelo município é possível combater de forma efetiva o combate ao número de vetores. “A conduta da população deve permanecer e seguir as recomendações da autoridade de saúde. Eliminar os criadouros é a nossa melhor arma contra a transmissão”, conta Daniele Nunes.
A coordenadora conta que os agentes do programa permanecem sem alteração contínua nos bairros da cidade e isso facilita que a população reconheça os servidores. “O maior número de focos é encontrado dentro das residências”, afirma a coordenadora do programa. Os sintomas clássicos da sengue são dor no corpo, dor atrás dos olhos e as machas vermelhas pelo corpo.
Patos de Minas teve mais 165 notificações de dengue em comparação ao último informe publicado no dia 15 de junho. Os casos confirmados chegam a 2.471, sendo 11 neste mês. Os dados mostram que o município caminha para a fase final da epidemia.
Reproduo NTV
Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor