Nutricionista explica como funciona o vegetarianismo

Segundo o Ibope, 14% dos brasileiros dizem não comer nenhum tipo de carne

por Gabriela Queiroz
07/08/2020 - 16h30

Patos Já - Nutricionista explica como funciona o vegetarianismo

Ovolactovegetarianismo, lactovegetarianismo, vegetarianismo estrito e veganismo, para quem não sabe, são as quatro classes existentes do vegetarianismo/vegetarismo, que são regimes alimentares baseados em consumo de alimentos de origem vegetal. A equipe de reportagem do Patos Já conversou nesta sexta-feira (07) com um nutricionista e com uma ovolactovegetariana.

Segundo Rodrigo Mendes, profissional da nutrição, a escolha de cada indivíduo deve ser acompanhada por um profissional, pois a deficiência de alguma vitamina advinda de um alimento que não seja substituído na dieta, pode acarretar a vários problemas de saúde.

Ele explica como funciona cada opção:

- O ovolactovegetariano consome não consome carne, mas consome ovo e leite;

- O lactovegetariano não consome carne e ovos, mas consome leite;

- O vegetariano estrito não consome ovos, leite e carne;

- Já o vegano, além de não comerem ovos, leite e carne, não consomem objetos de origem animal, como casacos de pele, sapatos etc.

Rodrigo recomenda passar por uma etapa de cada vez até se tornar vegano por questões de adaptação. Portanto, o ideal seria começar pelo ovolactovegetarianismo.

Roberta Fagundes que é modelo e digital influencer, tem 19 anos e se tornou uma ovolactovegetariana, a partir do momento que começou a sentir pena dos animais sendo sacrificados. Ela relatou que no início, a adaptação foi bastante complicada, mas que hoje se sente muito melhor, tanto psicológico quanto fisicamente. Ela faz parte de uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Opinião e Estatística (Ibope) encomendada pela Sociedade Vegetariana Brasileira, que apontou que 14% dos brasileiros dizem não comer nenhum tipo de carne.    

Patos Já - Nutricionista explica como funciona o vegetarianismo


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG