Prefeitura proíbe self-service, aglomeração no entorno do Mercado Municipal e lava a jato em novo decreto

Confira outras medidas adotadas para o enfrentamento e contenção do coronavírus

por Redação Patos Já
24/03/2020 - 09h00

Patos Já - Prefeitura proíbe self-service, aglomeração no entorno do Mercado Municipal e lava a jato em novo decreto

Nessa segunda-feira (23), o prefeito de Patos de Minas, José Eustáquio Rodrigues, editou o decreto Nº 4.795, com novas medidas relacionadas a contenção da Covid-19. O texto dispõe sobre medidas complementares de proteção à coletividade a serem adotadas para o enfrentamento da emergência de saúde pública no município.

Entre os vários pontos, o decreto diz que os comércios, mesmos os considerados essenciais, passam a ser responsáveis quanto ao número de pessoas presentes no estabelecimento e ambientes, inclusive funcionários, organizando o distanciamento de filas e demais procedimentos de prevenção.

O texto lembra ainda que os estabelecimentos autorizados a funcionar, como sendo de bens e serviços essenciais, como supermercados, farmácias e outros, deverão, preferencialmente, utilizar do sistema de entrega em domicílio. Os supermercados poderão estender seu horário de funcionamento de 07 às 22 horas, de segunda a sábado e aos domingos até as 12 horas.

Em outro ponto, o decreto proíbe o sistema de self-service, a consumação de alimentos nas padarias, impedindo a utilização de mesas e cadeiras.

Os bancos deverão funcionar 03 (três) horas por dia, no horário de 12 às 15 horas, zelando pela manutenção dos serviços de compensação bancária, redes de cartões de crédito e débito, caixas bancários eletrônicos e outros serviços não presenciais de instituições financeiras, bem como aqueles referentes aos serviços tidos como essenciais.

O Mercado Municipal funcionará de 9 às 14 horas. No entanto, as lojas de roupas, calçados, bijuterias, utensílios em geral, telefones e congêneres, no interior do mercado estão proibidas. Fica proibida reunião, aglomeração, como mesas jogos, no entorno do mercado municipal.

O texto também suspende as atividades de lava-jato, inclusive aqueles que funcionam conjuntamente a outras atividades, como postos de combustíveis.

Confira neste link na íntegra, todas as determinações do Decreto Nº 4.795


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG