Procon diz que não há indícios de cartelização na venda de combustíveis em Patos de Minas

O levantamento feito pelo órgão mostra que a variação de preços está dentro do razoável

por Aiandra Faria
04/10/2019 - 09h30

Patos Já - Procon diz que não há indícios de cartelização na venda de combustíveis em Patos de Minas

Após receber diversas reclamações de consumidores em Patos de Minas, sobre os preços de combustíveis praticados na cidade, oPrograma de Proteção e Defesa do Consumidor - Procon, realizou nos últimos dias um levantamento para avaliar as variações nos preços e a qualidade dos produtos. Para o promotor de justiça e coordenador do Procon Estadual, José Carlos de Oliveira Campos, avaliação obtida teve resultado positivo.

O promotor explicou que com os recentes aumentos influenciados pelo mercado internacional, o Procon passou a realizar as verificações, coletando informações sobre como estes reajustes estariam afetando os preços praticados em Patos de Minas, investigando um eventual alinhamento objetivo dos valores cobrados em cada posto, ou seja, analisando a possibilidade de cartel entre as empresas.

Os trabalhos foram realizados entre os dias 27 de setembro e 3 de outubro de 2019, com os fiscais do Procon visitando os postos de combustíveis, onde fizeram os registros dos preços, utilizando formulários e fotos, além de coleta de documentos relativos a qualidade dos produtos automotivos.

Ainda de acordo com o promotor, José Carlos de Oliveira Campos, a variação dos preços foi identificada em todos os postos de combustíveis, e está dentro do razoável, com média de R$0,30 (trinta centavos), do maior para o menor preço, praticado na venda da gasolina, etanol e diesel. Portanto, o levantamento mostrou que não há indícios de cartelização nesta atividade econômica.

O coordenador do Procon Estadual disse também que a pesquisa completa será disponibilizada ao consumidor.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG