Hemocentro convoca doadores após estoque de sangue tipo O negativo ter sido zerado no último fim de semana

por Odair Cardoso
10/11/2021 - 10h20

Patos Já - Hemocentro convoca doadores após estoque de sangue tipo O negativo ter sido zerado no último fim de semana

O Hemocentro de Patos de Minas teve o estoque de sangue fator RH negativo zerado no último fim de semana. Uma preocupação enorme diante da grande demanda que se mantém, enquanto o número das doações oscila.

O médico coordenador da unidade, Rafael Oliveira Rocha, explicou que tipo O negativo é que mais falta, uma vez que é o mais utilizado, por ser o que todos podem receber em caso de emergência. Tanto é que no fim de semana o estoque ficou zerado, gerando muita preocupação.

O coordenador destacou ainda que nessa segunda-feira, houve a necessidade do fornecimento de 15 a 20 bolsas do sangue só para de Patos de Minas, mas a unidade não conseguiu atender. O problema é ainda maior, já que são mais de 30 municípios que compõem a Macrorregião Noroeste e que também dependem do Hemocentro.

A situação crítica exigiu medidas emergenciais com o acionamento de doadores em busca de repor o estoque. E a ação surtiu efeito. Em apenas dois dias, 31 bolsas foram captadas e processadas em Belo Horizonte, devendo chegar à unidade ainda esta semana. Mas isso não é suficiente, diante o alto consumo diário, declarou o médico, ressaltando a importância da manutenção nas doações.

Patos Já - Hemocentro convoca doadores após estoque de sangue tipo O negativo ter sido zerado no último fim de semana


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG