Junho Laranja: campanhas para conscientização e orientação do Câncer Bucal serão realizadas

Unidades de saúde da família de Patos de Minas ao longo de toda a semana terão ações de conscientização

por Matheus Alves
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
20/06/2022 - 18h00

Patos Já - Junho Laranja: campanhas para conscientização e orientação do Câncer Bucal serão realizadas  Imagem: Prefeitura de Patos de Minas

A prefeitura de Patos de Minas por meio da Secretária Municipal de Saúde, setor Saúde Bucal em parceria com o curso de Odontologia do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam) e Rotary Clube Guaratinga, promovem esta semana até o sábado (25/06) uma campanha de conscientização nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) com o objetivo de identificar e prevenir o Câncer Bucal.

A supervisora em saúde bucal, Thays Cristiny Simão Melo, conta que o intuito principal é levar ao conhecimento da população os riscos do diagnostico tardio e com isso auxiliar a comunidade a identificar os sintomas do Câncer Bucal. “É importante destacar que o paciente pode realizar o seu autoexame. Está sendo entregue nas unidades de saúde um panfleto informativo que indica o passo a passo para a realização do autoexame e nossas unidades de saúde também estão recebendo demanda espontânea para o atendimento desses pacientes”, conta Thays Melo.

De acordo com a supervisora em saúde bucal, na região sudeste, o Câncer Bucal é o terceiro maior em número de casos entre os homens e outro índice que também chama a atenção, são as desistências dos pacientes enquanto ainda estão em tratamento.  “Sabemos que o quanto antes acontecer o diagnóstico, aumenta muito as chances de cura e é muito importante aderir a cada fase dos procedimentos”, explica.

Todos os dias da semana às 07h e às 13h as equipes de todas as unidades de saúde do município irão priorizar o atendimento para esses pacientes e o dia D será realizado no sábado (25/06), de 8h ao 12h, no Centro Clínico Odontológico do Unipam, na Avenida Marabá, 831, no Alto dos Caiçaras.

Outras informações você pode conferir na matéria a seguir:


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG