Justiça autoriza execução de obras da Copasa no Bairro Barreiro

Permissão foi dada na quarta-feira (08/06). Empresa já está mobilizada para realização do serviço.

por Caio Machado
10/06/2022 - 10h38

Patos Já - Justiça autoriza execução de obras da Copasa no Bairro Barreiro

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) iniciou as obras de implantação de uma rede interceptora de esgoto no Bairro Barreiro, em Patos de Minas, visando eliminar todo o lançamento irregular que ocorre no local. A autorização da justiça para acesso ao terreno onde será instalado o interceptor foi emitida na tarde da última quarta-feira (08) pela 2ª Vara Cível do Município. 

Até então, a Copasa não podia acessar o terreno em razão de um processo de regularização fundiária. A partir dessa autorização, a companhia vai executar 670 metros de interceptor - tubulação que reúne o esgoto lançado na rede coletora por diferentes imóveis e o conduz até a elevatória, que é responsável por impulsionar o efluente até a Estação de Tratamento (ETE).

Nesta quinta-feira (09), técnicos da Copasa já trabalham na organização das equipes, transporte de ferramentas e objetos, seleção de maquinário e limpeza do local. Também começaram as escavações para instalação das redes. A estimativa é de que o serviço, avaliado em R$45 mil, seja concluído até o fim deste mês.    

Saulo Bernardes, gerente regional da Copasa, explicou a importância do parecer judicial favorável. “Nossa elevatória está em funcionamento desde dezembro de 2021, mas, em razão do processo de regularização fundiária da área, ela só consegue enviar 80% do esgoto coletado naquela região para o tratamento. Com a autorização jurídica temos liberdade para construir o restante da rede que será capaz de coletar os outros 20% de esgoto daquela área”, disse.

Com a coleta e tratamento do restante do esgoto da região, será eliminado o lançamento irregular no Rio Paranaíba. Além disso, os clientes que moram nas proximidades dos bairros Barreiro e Santa Helena não terão mais problemas com o mau cheiro. Cerca de 1220 imóveis serão beneficiados, o equivalente a 3660 pessoas. Em decorrência da ampliação do sistema de esgotamento no último ano, novas elevatórias entraram em operação e a metragem de redes coletoras foi expandida. Com as intervenções, a Copasa passou a tratar 97% do esgoto coletado em Patos de Minas.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG