Mais uma etapa da campanha vacinação contra raiva acontece no próximo sábado (5)

Cães e gatos acima de três meses devem ser imunizados

por Redação Patos Já
31/08/2020 - 16h00

Patos Já - Mais uma etapa da campanha vacinação contra raiva acontece no próximo sábado (5)

No próximo dia 5 de setembro (sábado), será realizada, no meio urbano, a segunda etapa da Campanha de vacinação antirrábica 2020 para cães e gatos. A vacinação acontecerá nos bairros Alto Limoeiro, Alto da Serra, Jardim Esperança, Abner Afonso, Alto Colina, Novo Horizonte, Nova Floresta, Vila Garcia e Alto Caiçaras. A ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância em Saúde e o Centro de Controle de Zoonoses prevê que, este ano, sejam vacinados cerca de 25 mil animais em todo o município.

 

A campanha foi iniciada no dia 3 de agosto, com quatro equipes atuando no meio rural: duas na região do distrito de Bom Sucesso e arredores e outras duas equipes no distrito de Pilar. No meio urbano, a vacinação foi dividida em quatro etapas (detalhes no fim do texto), com realização da primeira delas em 22 de agosto. Segundo o Centro de Controle de Zoonoses, 3.616 animais foram vacinados na zona rural e 3.415 na zona urbana, um total de 7.031 cães e gatos. As próximas etapas, segundo o centro, serão dia 19 e 26 de setembro.

A raiva

 Doença infecciosa viral aguda, não há, para essa enfermidade, tratamento específico. Seus sintomas incluem febre, dor de cabeça, salivação excessiva, espasmos musculares, paralisia e confusão mental. É transmitida, normalmente, pela mordida de um animal, sendo que, no Brasil, os principais transmissores são cães e gatos. Além disso, a raiva apresenta letalidade de quase 100%, o que reforça a importância da vacinação.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG