Ambientalistas denunciam degradação ambiental nos bairros Jardim Esperança e Planalto

As Áreas de Preservação Permanente, estão sendo invadidas e soterradas

por Odair Cardoso
14/10/2019 - 18h40

Patos Já - Ambientalistas denunciam degradação ambiental nos bairros Jardim Esperança e Planalto

As denúncias apontam degradação do meio ambiente em Áreas de Preservação Permanente – APPs, localizadas na nascente do Córrego do Monjolo no bairro Jardim Esperança, e também nas lagoas existentes no bairro Planalto em Patos de Minas.

De acordo com Evanildo Alves, na última reunião do Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente – Codema, a situação de descaso ambiental no Jardim Esperança foi pautada no encontro. Representantes da Polícia Militar de Meio Ambiente, Centro de Cultura, Informação e Meio Ambiente- CIMA, prefeitura, e da Defesa Civil, realizaram vistorias no local para atender as denúncias sobre os danos provocados por invasões, com construções precárias e curral para a criação de animais.

Ainda segundo Evanildo, o uso do terreno publico é proibido, por ser Área de Proteção Permanente, e que portanto, naquele local não poderia ter nenhuma edificação. O ambientalista disse também que dever ser realizada uma fiscalização rigorosa, com ação judicial, para que os invasores saiam do local. Um relatório será encaminhado ao município, com cópia para a Defesa Civil e ao Ministério Público.

A segunda denúncia é com relação ao que vem ocorrendo nas lagoas do bairro Planalto. O ambientalista disse que moradores próximos identificaram na última semana que está ocorrendo o soterramento da lagoa, com entulhos, transportados em caminhões e despejados no local. Neste caso, o terreno que fica nos fundos do Estádio do Mamoré é de propriedade privada, mas é APP, e precisa ser protegido.

As denúncias tratam também de uma situação semelhante que ocorre na lagoa localizada nos fundos da Ceasa. Onde conforme o ambientalista, já foi realizado uma drenagem parcial da água. Evanildo alerta que a degradação das lagoas pode prejudicar o bairro, inclusive com alagamentos nos períodos chuvosos, além dos danos causados à fauna e flora.

Patos Já - Ambientalistas denunciam degradação ambiental nos bairros Jardim Esperança e Planalto


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG