Inversão térmica muda coloração do céu em Patos de Minas.

Fenômeno pôde ser observado durante toda a semana.

por Matheus Borges
14/07/2019 - 12h00

Patos Já - Inversão térmica muda coloração do céu em Patos de Minas.

Neste domingo (14) Patos de Minas amanheceu mais uma vez com o céu parcialmente acinzentado. Nos bairros das partes alta da cidade foi possível observar o fenômeno com mais clareza.  A "fumaça" que encobria Patos de Minas trata-se de inversão térmica. De acordo com meteorologistas do Inmet, a inversão térmica também conhecida como névoa seca, pode ser perceptível ao nascer do sol e também ao final do dia, e se forma quando há grande índice de poluição no ar.

Este tipo de fenômeno é capaz de confinar grandes quantidades de poluentes numa estreita camada da atmosfera, o fato pode ocorrer quando há convecção, que é quando o fenômeno físico pode ser observado num meio fluido, formado por líquidos e gases.  Ou seja, quando o ar frio, é impedido de circular por uma camada de ar quente.

De acordo com os meteorologistas, a inversão térmica pode potencializar a poluição do ar, por isso a camada mais escura, se sobressaindo do azul do céu e dessa forma pode afetar diretamente a saúde das pessoas, com o agravamento de algumas doenças associadas à poluição, como exemplo a asma e bronquite, que podem ser ainda agravadas com a baixa umidade do enfrentada também na região na última semana. Segundo o site Climatempo neste domingo a umidade relativa do ar pode ser de apenas 30%.



Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG