Mais 12 nascentes da microbacia do córrego Canavial passarão por processo de recuperação ambiental

Por meio de diagnóstico realizado pelo Pronascentes, outras nascentes do córrego Canavial serão cercadas e recuperadas

por Redação Patos Já
Fonte: Ascom prefeitura de Patos de Minas
04/09/2019 - 16h30

Patos Já - Mais 12 nascentes da microbacia do córrego Canavial passarão por processo de recuperação ambiental

O Programa Municipal Pronascentes realizou o diagnóstico ambiental para seleção de mais 12 nascentes da microbacia do córrego Canavial para cercamento e recuperação ambiental. Conforme prevê a legislação ambiental vigente, foi realizado um trabalho de sensibilização ambiental dos produtores rurais em cujas propriedades estão situadas as nascentes selecionadas para cercamento.

"O principal fator de degradação das nascentes é o pisoteio de animais e, nesse sentido, o isolamento, por meio do cercamento, é uma etapa fundamental no processo de recuperação ambiental e conservação dessas áreas", ressaltou Eni Amaral, bióloga da Prefeitura de Patos de Minas e coordenadora do Programa Pronascentes.

O projeto executivo realizado pelo Pronascentes, em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), foi apresentado em uma reunião com a empresa Cooperativa Central Mineira de Laticínios (Cemil) nessa terça-feira (03). Estiveram presentes, na reunião, o presidente da Cemil, Vasco Praça Filho, o vice-presidente da empresa, Ricardo Braga, o secretário municipal de Planejamento, Julio Cezar de Castro Fonseca, representando o prefeito de Patos de Minas, e o supervisor regional URAP-IEF, Frederico Fonseca Moreira. Na ocasião foram apresentados os resultados já obtidos e as próximas nascentes a serem cercadas.

A Cemil, que já é parceira do projeto "Pronascentes: cuidando das águas do Canavial", doará estacas, arames e mourões esticadores necessários à efetivação do cercamento. Os produtores rurais, por sua vez, ficarão responsáveis pela mão de obra, executando o cercamento das nascentes. Em 2018, 17 nascentes da microbacia do córrego Canavial foram cercadas com a parceria da Cemil e, em 2019, a previsão é de que mais 12 nascentes sejam contempladas. O produtor beneficiado contará ainda com o fornecimento das mudas nativas pelo IEF, após o cercamento, e ainda com a apoio e assistência técnica da EPAMIG, EMATER/MG e UNIPAM.

  • Mais 12 nascentes da microbacia do córrego Canavial passarão por processo de recuperação ambiental
  • Mais 12 nascentes da microbacia do córrego Canavial passarão por processo de recuperação ambiental
  • Mais 12 nascentes da microbacia do córrego Canavial passarão por processo de recuperação ambiental

Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG