Mesmo com tempo chuvoso nível de água do Rio Paranaíba não se elevou

O volume medido diariamente mostra que o nível está abaixo do esperado para esta época

por Odair Cardoso
10/12/2019 - 13h50

Patos Já - Mesmo com tempo chuvoso nível de água do Rio Paranaíba não se elevou

Tem chovido com frequência em Patos de Minas, até com um volume considerável, como o ocorrido na última semana, quando em poucas horas foram registrados mais de 76 mm. No entanto, mesmo com o período chuvoso, as águas do Rio Paranaíba não apresentaram elevação.

Na manhã desta terça-feira (10), o Tenente Fernandes, Coordenador da Defesa Civil, esteve no local onde são verificados diariamente o nível do rio, que está cerca de 2 metros abaixo do esperado, em comparação com igual período do ano passado. O produtor rural, Varnei Justino, que é responsável por observar esta movimentação, disse que em dezembro de 2018, a medição apontou 3,5, acima do nível normal.

Para o coordenador da Defesa Civil, a explicação pode ser o atraso das chuvas na região esse ano. Mas levando em conta a expectativa da meteorologia, este é um cenário que deverá mudar. O climatologista Adalberto Vieira, que coordena a estação meteorológica do Unipam, estima que o restante do mês de dezembro deve ter um registro constante de dias chuvosos, indicando indicando inclusive a possibilidade de até 150mm.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG