Simulado de emergência é realizado em barragem de Patos de Minas

Este foi o segundo treino realizado em empresa de fertilizantes

por Redação Patos Já
09/11/2019 - 17h00

Patos Já -  Simulado de emergência é realizado em barragem de Patos de Minas

Foi realizado nessa sexta-feira (8) um treinamento simulado de preparação para situações de emergência referente à barragem de rejeitos da Mosaic Fertilizantes, em Patos de Minas. A empresa fica localizada na localidade da Rocinha. O objetivo foi auxiliar no fortalecimento de uma cultura de resiliência e prevenção, além de testar recursos e rotas de fuga, para evitar tragédias, como as registradas em Mariana e Brumadinho.

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, a Defesa Civil de Patos de Minas, o Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil/ Comitê Cidade Resiliente e a Mosaic Fertilizantes foram os responsáveis pelo simulado, que contou também com a participação da população.

O treino visa ao atendimento da Política Nacional de Segurança de Barragens e da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil as quais dizem respeito à prevenção e à segurança em barragens de mineração e monitoramento de desastres.

A empresa Mosaic Fertilizantes, instalada na região desde a década de 70, possui três barragens: A, B e C. A “B” é a maior, com 520 m² de extensão, 25 metros de altura e seis metros de profundidade de lama de rejeitos. Com o sistema de Talude de Juzante, o mesmo da barragem de Mariana que se rompeu em 2015, representantes da Mosaic afirmam que ela não oferece risco a população. A Defesa Civil já vistoriou a barragem e confirmou que até o momento ela é segura.

Mesmo desativada desde 2015, a empresa mantém 13 pessoas que trabalham e fazem a segurança no local. Além disso, ela pode voltar a funcionar a qualquer momento, de acordo como o Gerente Industrial, Gilmar Silva.

Durante as atividades, após a emissão da mensagem pelo som, a evacuação começou. Os moradores de uma fazenda, que fica a poucos metros, são obrigados a abandonar suas casas. De longe a Dona Eleonor, de 88 anos, conseguiu ouvir o som e saiu as presas junto com os dois filhos e funcionários de uma empresa de fertilizantes, que fica bem próxima a casa dela. A família tem apenas 23 minutos, antes que a lama chegue até a fazenda e destrua tudo. Mas, ela não ficou assustada, este foi apenas um simulado.

Nos próximos dias, outra simulação como esta, deve acontecer na barragem de rejeitos da empresa Yara Fertilizantes, que fica próximo a cidade de Serra do Salitre. O objetivo, também é a prevenção.

  •  Simulado de emergência é realizado em barragem de Patos de Minas
  •  Simulado de emergência é realizado em barragem de Patos de Minas
  •  Simulado de emergência é realizado em barragem de Patos de Minas
  •  Simulado de emergência é realizado em barragem de Patos de Minas
  •  Simulado de emergência é realizado em barragem de Patos de Minas

Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG