Patos de Minas celebra aniversário de 129 anos

por Redação Patos Já
24/05/2021 - 16h30

Patos Já - Patos de Minas celebra aniversário de 129 anos

Patos de Minas acaba de completar 129 anos de idade. Foram muitas as mudanças e crescimentos da cidade que hoje tem a maior bacia leiteira do Estado, é referência na produção de grãos, em tecnologia agrícola e pecuária, em educação e saúde.

24 de maio de 1892 celebra o aniversário de Patos de Minas, cidade da região do Alto Paranaíba. Na época, as primeiras civilizações se acomodaram no entorno da Lagoa dos Patos, onde segundo as descrições históricas existia uma enorme quantidade de patos silvestres.

A história da cidade que começa, provavelmente, na metade do século 18 e século 19, com o movimento de bandeirantes rumo às terras de Paracatu. A picada de Goiás foi o primeiro caminho oficial aberto entre os estados de Minas Gerais e Goiás.

Também naquela época, as minas de ouro começavam a ser abandonadas, e a população da capitania das Minas ia em busca de novas áreas e opções para atividades econômicas. Nesse contexto, a região do Alto Paranaíba surgiu como opção para a agricultura e agropecuária e nesse ínterim, a história de Patos de Minas começa.

Hoje, muitos monumentos fazem parte da história de Patos, como a Catedral de Santo Antônio, a Lagoa Grande, a vasta Rua Major Gote que atravessa toda a cidade mudou bastante ao longo dos anos. Pelo alto da cidade se percebe a grandeza do local e como cresce a cada dia. Há muito o que admirar e amar nessa terra.

Assim como em 2020, ainda não podemos celebrar com a mesma intensidade, principalmente sabendo o quanto a pandemia do novo coronavírus impactou a vida de todos. Não tivemos o tradicional desfile cívico, o gigante bolo de aniversário e nem a Festa Nacional do Milho.

Porém é momento de se solidarizar por todos que fazem parte essa história e desse município. Para que nesses 129 anos, possamos relembrar o quanto a cidade se desenvolveu e desejar que nos próximos anos, os tempos sejam melhores, a fim de celebrarmos da forma que Patos de Minas merece.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG