Body Scan- conheça o novo equipamento utilizado nos procedimentos de revista no Presídio Sebastião Satiro

Aparelho permite observar o que a pessoa revistada carrega consigo, tanto fora quanto dentro do corpo

por Redação Patos Já
23/01/2020 - 15h40

Patos Já - Body Scan- conheça o novo equipamento utilizado nos procedimentos de revista no Presídio Sebastião Satiro

Vez ou outra, criminosos tentam de diferentes formas, entrar em presídios ou penitenciárias com materiais ilícitos escondidos em chinelos, alimentos e até mesmo dentro do próprio corpo. Em novembro do ano passado, uma mulher de 59 anos acabou sendo presa após tentar entrar no Presídio Sebastião Satiro com drogas escondidas em suas partes íntimas. Esse é apenas um dos casos registrados na unidade em Patos de Minas, que agora conta com uma tecnologia que deve auxiliar nos procedimentos de revista dos visitantes.  

A novidade capaz de identificar e evitar que visitantes entrem com objetos ilícitos no presídio se chama Body Scan. Segundo o diretor de segurança, Jean Carlos, o aparelho funciona de maneira simples: a pessoa passa por uma  cabine na qual é realizada uma espécie de raio-X e o equipamento permite observar o que a pessoa revistada carrega consigo, tanto fora do corpo - dentro das roupas ou por baixo delas- quanto dentro do corpo.

O equipamento foi projetado principalmente para facilitar o procedimento de revista em idosos, gestantes e pessoas portadores de deficiências. A grande vantagem é que ele é um método menos invasivo, pois não há a necessidade de o agente de inspeção tocar no inspecionado. Entretanto, para facilitar o trabalho, os policiais penais orientam que os visitantes utilizem roupas livres de objetos metálicos, como zíper ou botões, para facilitar a verificação e otimizar o tempo.

No primeiro dia de testes, uma mulher de 21 anos foi flagrada com drogas introduzidas nas partes íntimas e conduzida para a delegacia por envolvimento com tráfico de drogas. A expectativa é que com o equipamento, diminuam ainda mais a entrada de celulares e entorpecentes no presídio.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG