Prefeito anuncia que obras de rede pluvial serão retomadas em Patos de Minas

O projeto está orçado em 2 milhões e obras devem começar na próxima semana

por Redação Patos Já
17/08/2019 - 16h00

Patos Já - Prefeito anuncia que obras de rede pluvial serão retomadas em Patos de Minas

As obras de construção da rede pluvial da Major Gote e das ruas Xavantes, Jaime Ramos e Gabriel Pereira estão paradas desde 2016. A empreiteira que fazia o serviço alegou falta de pagamento e foi embora. De acordo com o prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves, o contrato havia sido cancelado pelo Governo Federal e havia um débito com a construtora. Ao assumir a gestão atual, ele recuperou o contrato e o governo liberou o dinheiro para finalização da obra. O débito com a construtora foi pago, o contrato rescindido e uma nova licitação foi feita.

Essa é uma demanda antiga da cidade, que no período chuvoso sofre com alagamentos na parte alta. Na última quarta-feira (14) os engenheiros da Caixa Econômica Federal aprovaram e autorizaram a ordem serviço para iniciar a obra. Ao assinar a ordem de serviço, na próxima segunda-feira (19), o prefeito José Eustáquio retoma a obra. Reuniões serão realizadas com os moradores da região para explicar o que será feito.

O projeto está orçado em 2 milhões de reais, e prevê a conclusão da rede de água pluvial na rua dos Xavantes e a construção de emissários para a captação da água das chuvas também na Major Gote e na Jaime Ramos. Segundo o prefeito, a intervenção na rua Xavantes será ainda maior. A Copasa vai retirar o esgoto, que corre na rede pluvial, e serão construídos dissipadores, que vão amenizar a queda da água na região do bairro Lagoinha. As obras vão começar de baixo para cima.

Ainda segundo José Eustáquio, embora exista uma rede pluvial na avenida Marabá; construída há cerca de 15 anos e, que assim como na região do Centro Universitário de Patos de Minas, nunca foi utilizada; a via vai continuar sem captar água das chuvas. O prefeito Jose Eustáquio explicou que um erro na rede construída na rua Major Gote não permite a ligação das duas vias. “Esse trecho foi feito há 15 anos, desde a Coopatos até a esquina do Parque de Exposições, chegou ali a obra parou. A obra é boa, foram feitos todos os ramais de boca de lobo, mas, quando foi dado segmento, a manilha tinha tamanho inferior. Não se pode juntar as redes, pois daria uma explosão naquela parte da cidade. A administração está tentando conseguir verba para fazer, na esquina da Major Gote com Marabá, passando na Carajás para sair na avenida Tomaz de Aquino ou rua Gabriel Pereira, a conclusão da obra e liquidar o assunto”, afirmou o chefe do executivo.

De acordo com o prefeito, para que isso aconteça seria necessária outra obra, que pode custar até 2 milhões de reais. Se essa obra for realizada, aí sim o problema de alagamento na parte alta da cidade será encerrado.

  • Prefeito anuncia que obras de rede pluvial serão retomadas em Patos de Minas
  • Prefeito anuncia que obras de rede pluvial serão retomadas em Patos de Minas
  • Prefeito anuncia que obras de rede pluvial serão retomadas em Patos de Minas
  • Prefeito anuncia que obras de rede pluvial serão retomadas em Patos de Minas

Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG