Preocupante: Hemocentro de Patos de Minas tem queda de 50% no comparecimento de doadores

Os estoques de sangue dos tipos O positivo e O negativo tiveram queda de até 80%

por Aiandra Faria
09/09/2020 - 11h00

Patos Já - Preocupante: Hemocentro de Patos de Minas tem queda de 50% no comparecimento de doadores

O Hemocentro de Patos de Minas passa por um momento de extrema preocupação com relação a manutenção dos estoques de sangue. A afirmação é da responsável pelo setor de captação de doadores, Dagma Martinélia, que faz apelo a população, diante da baixa nos estoques dos tipos sanguíneos O positivo e O negativo.

Desde a semana passada, foi registrado queda no comparecimento de doadores em aproximadamente 50%. Antes o número que estava em cerca de 45 pessoas por dia, atualmente chega a 25 doações diárias, informou Dagma Martinélia. Segundo ela, as bolsas de sangue com os tipos O positivo e O negativo, estão entre 70% a 80% abaixo do ideal.

Diante das dificuldades que tanto preocupam, a responsável pelo setor convoca os doadores. Além disso o órgão vem mobilizando outros municípios para agendar caravanas com grupos de doadores para atender a região.

Como doar.

Para agendar a doação evitando a aglomeração, por causa da pandemia do novo coronavírus, três canais devem ser utilizados: a pagina do Hemominas, o MG App, ou o Instagram do Hemominas. As coletas são realizadas na segunda-feira, no horário de 15h às 19h. E de terça-feira até sexta-feira, pela manhã, das 7h até às 11h.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG