Primeira etapa de vacinação contra sarampo termina nesta sexta-feira

Nessa fase da campanha, imunização prioritária é direcionada a crianças e jovens, com idade entre 5 e 19 anos

por Redação Patos Já
12/03/2020 - 16h50

Patos Já - Primeira etapa de vacinação contra sarampo termina nesta sexta-feira

O prazo da primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo se encerra nesta sexta-feira (13/3). Iniciada em 10 de fevereiro, a fase inicial teve como objetivo promover a imunização de crianças e jovens, com idade entre 5 e 19 anos, não vacinados ou com esquema de vacinação incompleto para essa doença infecciosa.

Em Minas, a estimativa de não vacinados entre o público prioritário é de 529.417 indivíduos com uma dose, ou seja, pessoas que tomaram somente a primeira dose da vacina, e outras 1.657.022 pessoas que não tomaram nenhuma dose.

Segundo a coordenadora do Programa de Imunizações da SES-MG, Josianne Gusmão, o sarampo é uma doença viral, transmissível e extremamente contagiosa. Na presença de pessoas não imunizadas, a doença pode se manter em níveis endêmicos.

“O sarampo é prevenível por vacinação”, destaca Josianne. Por essa razão, a realização desta campanha e a adesão por parte do público prioritário são imprescindíveis “para garantir a devida proteção da população contra a doença, e possibilitar a interrupção da circulação do vírus no país. A principal ação da SES-MG para impedir o avanço do sarampo é manter a população protegida por meio da vacinação”, reforça a coordenadora.

“A imunização será realizada de forma seletiva, de acordo com as indicações do Calendário Nacional de Vacinação, a partir da avaliação do cartão ou caderneta de vacinação deste público”, complementou.

A atualização da cobertura vacinal contra o sarampo será atualizada somente após a realização da campanha.

O atual esquema de vacinação para que a pessoa seja considerada imunizada contra o sarampo prevê duas doses da vacina para indivíduos entre 12 meses e 29 anos, e uma dose da vacina para pessoas de 30 a 49 anos. “Portanto, são imprescindíveis duas doses para proteção contra a doença”, reforça Josianne.

Ainda, de acordo com a coordenadora da SES-MG, para quem não conseguiu se vacinar durante a campanha, a vacina está disponível durante todo o ano nas unidades de Saúde, para o público de 6 meses a 59 anos de idade, pois faz parte do calendário nacional de vacinação.

2ª etapa da campanha

A segunda etapa da campanha será realizada no período do dia 3 a 31 de agosto, com o dia D de mobilização social no dia 22/8 (sábado). Essa fase é direcionada às pessoas de 30 a 59 anos, que não tenham comprovação vacinal de ao menos uma dose da vacina tríplice viral, conforme estipulado no Calendário Básico de Vacinação.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG