Reitor Valder Steffen Júnior é reconduzido ao cargo para comandar a UFU até 2024

Steffen tem 44 anos dedicados à Universidade Federal de Uberlândia

por Redação Patos Já
06/01/2021 - 08h30

Patos Já - Reitor Valder Steffen Júnior é reconduzido ao cargo para comandar a UFU até 2024

Decreto do governo federal publicado nesta quarta-feira (6/1) confirmou a permanência de Valder Steffen Júnior, na reitoria da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), até 2024. As informações são do Portal Comunica.

Segundo a publicação, Steffen e o docente Carlos Henrique Martins da Silva ficaram em primeiro lugar nas listas de reitor e vice-reitor, elaboradas pelo conselho universitário da UFU. A reunião remota do Consun para formar as listas tríplices de indicados ao Ministério da Educação (MEC) ocorreu no mês de outubro do ano passado. Na votação uninominal, Valder Steffen obteve 123 votos (97%) e Silva, 119 votos. Atualmente, o conselho possui 168 membros com direito a voto.

Currículo

Valder Steffen tem 44 anos dedicados à Universidade Federal de Uberlândia, sendo ocupando do cargo de reitor desde 22 de dezembro de 2016. Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (1976), mestrado (1977) e doutorado (1979) pela Université de Franche Comté, na França. Defendeu sua tese de Habilitation (H.D.R.) nesta mesma universidade, em 1991. Realizou dois estágios em nível de pós-doutoramento, no INSA de Lyon (1986-87) e na Virginia Tech - USA (1999-2000). Ocupou diversos cargos administrativos na UFU, tais como: chefe de departamento, coordenador de programa de pós-graduação, diretor de centro, diretor da Faculdade de Engenharia Mecânica e pró-reitor de Planejamento.

Serviu também ao Sistema Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação (membro do Comitê Assessor de Engenharia Mecânica do CNPq, representante da área de Engenharia III na Capes, membro da Câmara de Tecnologia da Fapemig e membro do Conselho Curador da Fapemig). Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Mecânica dos Sólidos, atuando principalmente nos seguintes temas: otimização de sistemas mecânicos, dinâmica de rotores, materiais inteligentes e problemas inversos em dinâmica. Foi presidente da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM) de 2006 a 2009. Recebeu a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico em 2002. Foi agraciado com o Prêmio Bom Exemplo 2012 - categoria Ciência.

É membro efetivo da Academia Nacional de Engenharia desde 2013. Atualmente, é professor titular da UFU e coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Estruturas Inteligentes em Engenharia, além de bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A; bem como membro titular da Academia Brasileira de Ciências (2016). Eleito pela primeira vez em dezembro de 2018, ocupou até 2020 a presidência do Fórum de Dirigentes das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (Foripes/MG) por dois mandatos consecutivos.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG