Alerta: 2019 pode ser ano com epidemia de dengue em Patos de Minas

Segundo o PMCD, há cada três anos o ciclo de infestação do mosquito sofre uma grande proliferação

10/01/2019 - 20h10

Patos Já - Alerta: 2019 pode ser ano com epidemia de dengue em Patos de Minas

O Programa Municipal de Combate a Dengue – PMCD, começou 2019 com ações diversas para tentar evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti em Patos de Minas. É que a cada três anos o registro de infestação entra em um ciclo perigoso, com possibilidade de epidemia.

O clima com chuva e calor, característicos do verão, é propício para o aumento na proliferação do Aedes aegypti, mosquito vetor de várias doenças, como dengue, zica, chikungunia, febre amarela e febre do nilo. Segundo a coordenadora do PMCD, Daniele Nunes, as verificações tem registrado um número elevado de focos com larvas dentro das residências, o que preocupa e acende o alerta, para que o próprio morador tome providências simples, como não deixar água acumulada.

Daniele Nunes lembra ainda, que há cada três anos o ciclo do mosquito chega a níveis de epidemia, e se levarmos em conta que a última foi em 2016, todos os cuidados devem ser tomados neste ano que está começando. O ano passado, segundo dados do PMCD, foi relativamente tranquilo, com 190 notificações e 75 resultados positivos para casos de dengue clássica em Patos de Minas.

Com a possibilidade de uma maior infestação em 2019, o primeiro Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa) do ano, será realizado ainda neste mês de janeiro, para mapear os bairros com maior incidências de focos do mosquito.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG