Alerta: 80% dos focos de dengue estão dentro das residências em Patos de Minas

Este ano, já foram confirmados quase 4 mil casos de dengue no município

por Odair Cardoso
10/10/2019 - 17h50

Patos Já - Alerta: 80% dos focos de dengue estão dentro das residências em Patos de Minas

Terminou nesta quinta-feira (10) o segundo LIRAa de 2019 em Patos de Minas. O resultado do levantamento rápido de infestação do Aedes aegypti que teve início na terça, deve ser divulgado deve nesta sexta-feira, mas as primeiras informações são de que um grande número de focos do mosquito tem sido localizado nas residências.

Os números da maior epidemia de dengue da história do município registrados até o início do período de seca, são assustadores. De acordo com o Programa Municipal de Combate a Dengue - PMCD. De um total de 7.595 casos notificados, 3.679 foram descartados após exames laboratoriais, e 3.916 casos de pessoas que contraíram a doença foram confirmados.

Mas passado o inverno, período mais frio e sem chuvas, que estabilizou o número de notificações, a situação volta a ser preocupante com o retorno do período chuvoso. Os dados já coletados pelos agentes de endemias durante as visitas, mostram que um grande número de focos tem sido verificado dentro das próprias residências.

De acordo com a agente de endemias, Suelene Oliveira, 80% dos criadouros estão nestes locais, o que acende o alerta para que a população colabore com o combate ao mosquito, realizando as limpezas periódicas dos quintais, calhas e outros ambientes, além de não deixar água acumulada.

Ainda segundo a vigilância epidemiológica de Patos de Minas, além da epidemia de dengue, até agora foram 49 notificações de febre chikungunya, com 2 casos confirmados. Sobre o vírus da zica, foram 170 notificações e 1 caso confirmado da doença.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG