Alerta: Patos de Minas tem confirmada epidemia de dengue

Com centenas de notificações da doença e dezenas de caso confirmados, ações estão sendo intensificadas e a população precisa colaborar

por Odair Cardoso
19/03/2019 - 08h50

Patos Já - Alerta: Patos de Minas tem confirmada epidemia de dengue

No início do ano o programa municipal de combate a dengue já alertava para a possibilidade de que 2019 pudesse ter um grande número de infestação da dengue, chamando a atenção da população para os cuidados que ajudariam a evitar uma maior proliferação do mosquito Aedes aegypti. No entanto, nesta terça-feira (19) a expectativa negativa se confirmou e Patos de Mina já está sofrendo uma epidemia de dengue.

Segundo a agente de endemias, Suelene Oliveira, a situação veio em uma crescente, com a localização de focos do mosquito em todos os bairros da cidade, até a declaração do estado epidêmico do município. Os dados apurados nessa segunda-feira,18, de março, mostram que já são 571 casos notificados e pelo menos 73 casos positivos para dengue. Mas Suelene lembra que este número de confirmados deve ser ainda maior, uma vez que os resultados dos exames laboratoriais que diagnosticam a doença podem demorar.

O mosquito também é vetor da zica, febre amarela urbana, chikungunya e febre do nilo. Em Patos de Minas, uma mulher idosa teve confirmação para zica e outros dois estão em investigação laboratorial. A infestação do mosquito atinge todas os bairros, mas no Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora das Graças devem ocorrer ações intensificadas, por apresentarem um volume maior de focos do Aedes.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG