Após uma semana na onda verde Prefeitura de Patos de Minas divulga atualização de protocolos sanitários

Comitê lembra 75 óbitos na cidade e pede cumprimento das medidas de segurança

por Aiandra Faria
24/10/2020 - 10h50

Patos Já - Após uma semana na onda verde Prefeitura de Patos de Minas divulga atualização de protocolos sanitários

A partir da progressão de Patos de Minas para a onda verde do plano Minas Consciente, o Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 atualizou neste sábado (24) os protocolos sanitários já existentes e a elaborou novos, aplicáveis às atividades que passam a funcionar nessa fase do plano.

Entre as liberações está o setor de eventos, que, no município, reabrirá gradualmente, começando com limite máximo de 30% da capacidade de público e seis horas de duração. Ainda estão proibidos, por exemplo, festas de cunho promocional, formaturas e festivais.

Outra permissão a partir da onda verde é a abertura de cinemas, setor para o qual também foram divulgados critérios específicos, como o bloqueio de poltronas no entorno dos assentos ocupados. Além disso, cuidados de higienização e sanitização para dentro e fora das salas de exibição foram estabelecidos. Condutas semelhantes para proteção de colaboradores e clientes estão presentes no protocolo destinado ao setor de recreação.

O Comitê ainda preparou protocolo único para bares e restaurantes, dividindo as permissões para quando o município estiver na onda amarela e na onda verde. Os estabelecimentos podem funcionar todos os dias da semana, das 7h às 24h. De acordo com o coordenador do grupo de trabalho, Célio Adriano Lopes, essa separação é necessária porque o Minas Consciente prevê regras diferentes para uma fase e outra do programa. Por exemplo, música ao vivo em bares e restaurantes só pode ocorrer na onda em que estamos hoje, a mais flexível. Se regredirmos, volta a ser permitido apenas som ambiente. Ele acrescenta que alguns protocolos, como o de clubes sociais, estão sendo finalizados, pois também precisaram passar por ampla revisão em razão das novas liberações.

O coordenador do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 ainda alertou para o cumprimento das medidas de segurança para minimizar o risco de contágio pelo novo coronavírus durante qualquer atividade. Fiscais da Vigilância Sanitária têm chamado atenção para o recorrente descumprimento das medidas de segurança mais básicas, como o uso da máscara e o distanciamento. De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Geize Marques, são 75 mortes confirmadas em Patos de Minas.

Ainda de acordo com o comitê, os protocolos podem ser alterados mediante avanço ou recuo do cenário epidemiológico de Covid-19 e diante de novas orientações da Vigilância Sanitária.

-Clique nos arquivos para visualizar os protocolos:

PROTOCOLO SANITÁRIO PARA ATIVIDADES DE RECREAÇÃO E LAZER

PROTOCOLO SANITÁRIO PARA EVENTOS EM CASA DE FESTA E SIMILARES

PROTOCOLO SANITÁRIO PARA BARES, RESTAURANTES, LANCHONETES E SIMILARES

PROTOCOLO PARA ATIVIDADES DE EXIBIÇÃO CINEMATOGRÁFICA

PROTOCOLO PARA FUNCIONAMENTO DE LEILÕES



Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG