Campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite termina nesta sexta-feira

Todas as crianças com idade entre um ano e menores de cinco anos deve ser imunizadas

por Débora Araújo - foto: arquivo
31/08/2018 - 09h30

Patos Já - Campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite termina nesta sexta-feira

Termina nesta sexta-feira (31) a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite. Em Patos de Minas, a meta foi atingida, visto que a campanha foi realizada em todos os postos de saúde e nos Centros Municipais de Educação Infantil.

A imunização contra as duas doenças é de extrema importância para a proteção das crianças. O país passa por surtos de sarampo em alguns estados e, em algumas partes do mundo, a enfermidade é uma das principais causas de mortalidade entre pessoas menores de cinco anos.

Já a Poliomielite pode provocar a paralisia de membros inferiores nas crianças e deixar sequelas irreversíveis, além de causar insuficiência respiratória e até mesmo o óbito.

Dessa forma, todas as crianças com idade entre um ano e menores de cinco anos devem ser vacinadas, independentemente de sua situação vacinal, uma vez que este ano, a vacinação é feita de forma indiscriminada e mesmo as crianças que já estão com o cartão de vacinas completo devem ser levadas aos postos de saúde para receber mais um reforço.

No caso do sarampo, todas as crianças com idade entre um ano e menores de cinco anos recebem uma dose da tríplice viral, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias. Na imunização contra a poliomielite, recebem a vacina injetável as crianças que não tomaram nenhuma dose ao longo da vida. Para as que já tomaram, a dose é aplicada via oral. 


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG