Com mais de 1.600 notificações, Patos de Minas tem quase 500 casos confirmados de dengue

Mesmo com ações para tentar barrar a proliferação, os números da infestação continuam crescendo

por Odair Cardoso
22/04/2019 - 10h00

Patos Já - Com mais de 1.600 notificações, Patos de Minas tem quase 500 casos confirmados de dengue

A epidemia de dengue em Patos de Minas segue com números que preocupam as autoridades em saúde. Os casos confirmados e notificados, segundo dados do setor de epidemiologia, não param de aumentar, mesmo com as diversas ações de conscientização e combate aos focos do Aedes aegypti.

Enquanto em todo o ano de 2018 foram contabilizados 196 casos notificados, os números mostram que nestes primeiros meses de 2019 já são 1.680 notificações para a dengue. Destes, 477 casos são positivos para pessoas que contraíram a doença. Para se ter uma ideia de como a alta é expressiva, até a semana passada eram 365 casos confirmados e 1.300 notificados.

O aumento faz explodir a demanda por atendimento médico na UPA, que subiu de uma média 300 pacientes atendidos para mais de 800 diariamente, incluindo outras doenças, segundo informou a direção da única Unidade de Pronto Atendimento do município.

Segundo a vigilância municipal em saúde, ações com motofog e fumacê nos bairros, fazem parte das estratégias de combate ao mosquito na forma alada, mas isto não atinge os focos com pupas e larvas do Aedes aegypti, que depende da participação direta dos moradores, evitando o acumulo de água parada em recipientes.

A vigilância epidemiológica informou também que em relação à Febre Chikungunya, Patos de Minas tem Minas tem 10 casos notificados, sendo 2 negativos e 8 aguardando resultado. A respeito da Zika, a confirmação é de 1 caso positivo.



Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG