Com o fechamento do Hospital São Lucas, gestantes serão atendidas na Santa Casa e encaminhadas aos hospitais credenciados

A prefeitura divulgou nesta sexta-feira as mudanças nos atendimentos médicos em Patos de Minas

por Odair Cardoso
15/10/2021 - 18h00

Patos Já - Com o fechamento do Hospital São Lucas, gestantes serão atendidas na Santa Casa e encaminhadas aos hospitais credenciados

Como já tinha sido confirmado, o Hospital São Lucas encerrará a suas atividades neste fim de semana. E a prefeitura de Patos de Minas divulgou na tarde desta sexta-feira (15), que parte dos atendimentos realizados até então pela unidade de saúde, serão ofertados por meio da Santa Casa de Misericórdia a partir da próxima semana. A informação foi confirmada pelo prefeito, Luís Eduardo Falcão e a secretária de saúde, Ana Carolina Caixeta, durante coletiva de imprensa.

De acordo com os gestores, os serviços de obstetrícia e partos, passarão a ser oferecidos na Santa Casa, já na segunda-feira, 18 de outubro. A unidade atuará com o pronto atendimento para gestantes de risco habitual, onde serão avaliadas e encaminhadas a um dos hospitais credenciados pelo município. Ainda conforme os gestores da saúde, “os partos e intercorrências obstétricas de alto risco continuam seguindo o fluxo habitual, com atendimento no Hospital Regional Antônio Dias”, afirmaram.

Com relação aos agendamentos de consultas, que atualmente é feito com a distribuição de cotas, por meio das unidades de saúde da família, a informação é que, “a partir da próxima segunda-feira, as USFs utilizarão sistema informatizado para lançar as necessidades detalhadas de cada paciente e de suas consultas. E que os dados serão encaminhados para a Central de Marcação, onde profissionais reguladores irão avaliar as prioridades, agendando as consultas de acordo com a gravidade dos pacientes e não mais pelo sistema de cotas por equipe”.

Ainda de acordo com a prefeitura, a partir da próxima semana a população que necessitar de atendimento dos setores de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) e Alta Complexidade, deverá dirigir-se à USF de referência.

Também foi informado que, “para informações sobre cirurgias ou exames e sobre o transporte intermunicipal para tratamento fora de Patos de Minas, os pedidos serão realizados pelas USFs, e os pacientes terão o retorno em até 24 horas, podendo ser requisitado também on-line, por meio do Aprova Digital”.



Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG