Epidemia: confirmada a quinta morte por dengue em Patos de Minas

Apesar da redução no número de infectados, devido ao período de seca e frio, os impactos da infestação ainda são grandes

por Odair Cardoso
12/07/2019 - 16h18

Patos Já - Epidemia: confirmada a quinta morte por dengue em Patos de Minas

A infestação da dengue em Patos de Minas, considerada a maior epidemia dos últimos 10 anos, ainda apresenta números expressivos. Houve redução no número de notificações da doença, mas os impactos causados refletem no grande número de vítimas, registrado no município, desde o mês de janeiro até julho.

O período de inverno, com tempo seco e frio, ajuda a diminuir a proliferação do Aedes aegypti, mas mesmo assim, o mosquito continua a circular, ainda que em menor proporção. Para se ter uma ideia, até agora, segundo dados da vigilância epidemiológica, estão confirmadas cinco mortes por dengue, com 14 óbitos sendo investigados. Além disso, o levantamento mostra que nestes quase sete meses, foram 7.370 notificações com a confirmação de 3.754, pessoas infectadas.

Atualmente, de acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Combate a Dengue, Daniele Cristine Nunes, estão sendo registradas de 5 a 10 notificações de casos de dengue por semana, demonstrando uma redução bastante significativa. Mas além do clima propício, ações com a utilização de cinco equipamentos para aplicação do aerosystem, e dois mini geradores de aerofoco, para pulverizar os inseticidas, ajudam a tentar barrar a epidemia.

Ainda segundo Daniele Cristine, o uso destes recursos é destinado aos locais que apresentam situação crítica de infestação, com bons resultados, constatados pelos agentes de endemias, durante as visitas de retorno. A coordenadora do PMCD, afirmou também que para o mês de agosto, quando as temperaturas voltam a ficar elevadas, estão previstas ações educativas e novos mutirões de limpeza.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG