Hemocentro celebra dia mundial do doador de medula óssea

A data é comemorada em 19 de setembro e o convite é para realização de novos cadastros

por Paula Mota
16/09/2021 - 09h30

Patos Já - Hemocentro celebra dia mundial do doador de medula óssea

O dia mundial do Doador de Medula Óssea é celebrado em 19 de setembro e, como forma de comemorar a data e reforçar o papel dos doadores no tratamento dos pacientes com leucemia, o Hemocentro de Patos de Minas convida a população para realizar o cadastro.

O transplante de medula, no tratamento de pacientes com leucemia, pode significar a cura, como é o caso da leucemia mieloide aguda - um dos tipos mais graves da doença. O Brasil conta com mais de 5 milhões de doadores cadastrados e, apesar do número parecer alto, as chances de um paciente encontrar um doador compatível é de uma em 100mil.  E, atualmente, a média é de 850 pessoas à espera de um doador não aparentado.

Por causa da covid-19, das restrições de distanciamento social e do medo de sair de casa, o número de cadastros despencou nos últimos dois anos. Enquanto em 2019 foram registrados cerca de 291 mil cadastros, em 2020, o número caiu para 229 mil e, até o momento, estão cadastrados em média 107 mil novos potenciais doadores de medula. Pensando nisso, o Hemocentro realiza no próximo sábado (18) atendimento especial para doadores de sangue e aproveita o momento para convidar as pessoas para realizarem o cadastro para doação de medula óssea.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG