Hemocentro supera impactos da greve dos caminhoneiros, mas número de doações ainda é baixo

Com cerca de 48 mil cadastros em Patos de Minas, o Hemocentro continua em busca de novos doadores

por Débora Araújo - foto:Dogão Almeida
25/07/2018 - 09h00

Patos Já - Hemocentro supera impactos da greve dos caminhoneiros, mas número de doações ainda é baixo

A greve dos caminhoneiros realizada no Brasil em maio deste ano, impactou vários setores que sentiram diretamente os efeitos da paralisação. Além da influência na economia nacional,  a manifestação também afetou áreas de primeira necessidade como a reposição dos estoques de sangue no Hemominas.

Em Patos de Minas, o Hemocentro sofreu queda nas doações devido a dificuldade de deslocamento dos doadores em razão da falta de combustíveis nos postos. De acordo com o Coordenador do Hemocentro, Fábio Nascimento, o centro de doação somente conseguiu superar o momento de crise porque já tem planos de contingências para essas situações e, nesse período específico, incrementou a captação de doadores locais como forma de reduzir a queda nos bancos de sangue.

Ainda segundo o coordenador, em Patos de Minas um número relativamente baixo de pessoas são cadastradas como doadoras. Como agravante da situação, boa parte dos 48 mil doadores no Município não se encontra em condições adequadas para a doação. Dessa forma, o Hemocentro precisa de novas pessoas para que o cadastro seja continuamente renovado e os estoques de sangue abastecidos regularmente.

Isabela de Carvalho, se tornou doadora há quatro anos. A sua primeira doação foi para a mãe de uma amiga e desde então vem incentivando sua família a contribuir com a boa ação. "É muito gratificante e um sentimento inexplicável poder ajudar o próximo e salvar vidas através da minha doação". disse

Para doar é necessário, entre outros requisitos, estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50kg e ter entre 16 e 69 anos. O cadastro de doadores no Hemocentro de Patos de Minas pode ser feito de segunda a sexta de 7h às 10h e as doações de 7h às 11h. O centro de doação está localizado na Rua Major Gote, 1255. Telefone (34) 2106-2600.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG