Hospital São Lucas está com 20 leitos de CTI fechados

Os leitos estão fechados desde maio, a expectativa é que sejam reabertos na próxima semana

por Redação Patos Já
07/09/2019 - 18h18

Patos Já - Hospital São Lucas está com 20 leitos de CTI fechados

A equipe do Patos Já recebeu nesse sábado (7) a informação de que 20, dos 50 leitos de Centro de Terapia Intensiva do Hospital São Lucas, o único hospital particular que ainda atende pelo Sistema Único de Saúde, continuam fechados.

A nossa reportagem entrou em contato com o administrador do hospital, Sérgio Piau, que informou que os leitos estão fechados desde maio pela vigilância sanitária. De acordo com Sérgio Piau, ao deixar a administração da unidade, o empresário Ruy Muniz retirou oito encubadoras e cabos de monitores do CTI. Na época a situação gerou confusão e até boletim de ocorrência foi registrado.

A Pró-Saúde assumiu o controle do hospital por cerca de 80 dias e em agosto a administração voltou para Sérgio Piau. Diante da falta dos esquipamentos, dos 50 leitos, 10 neonatal e 10 adultos, 20 estão fechados. Estão funcionando 20 leitos adultos e 10 neonatal. De acordo com o administrador, caso todos os leitos estivessem disponíveis, provavelmente teria ocupação máxima, já que as cidades da região e Patos de Minas necessitam desses leitos.

Nessa sexta-feira (6) a vigilância sanitária voltou ao local e não autorizou o funcionamento dos leitos. Sérgio Piau destacou que até o fim da próxima semana os cabos e as encubadoras serão disponibilizados e após nova visita da vigilância sanitária, os leitos devem voltar a receber pacientes.

Sérgio destacou que a hemodiálise e maternidade estão funcionando normalmente. Em relação ao pagamento dos servidores, a expectativa é que na próxima semana a prefeitura de Patos de Minas repasse verba para o hospital e então os servidores serão pagos.

A nossa reportagem não conseguiu contato com a vigilância sanitária e a secretaria de saúde.

  • Hospital São Lucas está com 20 leitos de CTI fechados

Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG