Idoso internado na UPA há 50 dias aguarda realização de cirurgia

Ele espera transferência para um hospital onde deve fazer uma angioplastia

por Redação Patos Já
03/09/2019 - 17h00

Patos Já - Idoso internado na UPA há 50 dias aguarda realização de cirurgia

Um idoso, de 78 anos, está internado na Unidade de Pronto Atendimento de Patos de Minas há 50 dias. Ele aguarda transferência para um hospital para realização de angioplastia, mas, o procedimento está sendo negado.

Iraci Pereira Guimarães teve um infarto no dia 14 de julho, e desde então segue internado na UPA. De acordo com a esposa dele, Maria José Rodrigues Guimarães, o caso dele é grave e o senhor não pode ir para casa.

Durante todo esse período de internação, apenas uma vaga foi disponibilizada para o paciente, em Belo Horizonte, Mas, devido ao seu estado de saúde, a cirurgia foi cancelada, pois ele não tinha condições de viajar. A família teme que algo pior aconteça. Afinal, quanto maior a espera, mais debilitado o senhor Iraci fica.

Cansada de esperar, a Dona Maria foi até o Ministério Público, que entrou com um pedido para que o procedimento fosse feito, devido à sua urgência. Mas, em decisão publicada nessa segunda-feira (02) pela 2ª Vara Cível de Patos de Minas, o pedido foi indeferido. De acordo com o documento assinado pelo juiz Marcus Caminhas Fasciani, a medida liminar requerida foi indeferida por falta de requisitos autorizadores, já que o relatório médico enviado à justiça não demonstra evidências concretas e específicas da situação do paciente que justificam atravessá-lo à fila do SUS.

A nossa produção entrou em contato com o coordenador da UPA de Patos de Minas, Élcio Moreira, que informou que o paciente chegou debilitado a unidade de saúde. Além do problema cardíaco, o paciente tem câncer, infecção urinária e anemia profunda. Devido à sua saúde debilitada, os hospitais estão negando a realização da cirurgia dele. Duas consultas com cardiologistas foram marcadas para esta semana, para estudar um tratamento paliativo para o Sr. Iraci.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG