Macaco capturado doente em Patos de Minas se recupera e febre amarela é descartada

O caso do outro macaco encontrado morto está sendo analisado

por Odair Cardoso
Fonte: Odair Cardoso.
24/01/2018 - 17h00

Patos Já - Macaco capturado doente em Patos de Minas se recupera e febre amarela é descartada

Após a Defesa Civil ter feito o recolhimento de um macaco morto e outro bastante debilitado no último sábado em uma chácara no Bairro Nossa Senhora de Fátima, a prefeitura de Patos de Minas publicou nota informando que o capturado vivo se recuperou e foi devolvido a natureza. Autoridades sanitárias ainda investigam se a morte do animal teria sido provocada por febre amarela.

De acordo com a publicação da prefeitura, o macaco capturado no dia 20 de janeiro, já foi liberado, afirmando que ele não apresentou nenhum sinal ou sintoma de febre amarela. A soltura aconteceu nesta quarta-feira (24), após autorização da veterinária da Superintendência Regional de Saúde.

Ainda conforme o texto, a gerência esclarece que os testes para febre amarela são feitos apenas em animais mortos e que a população não deve capturar animais vivos. Informa também que não há nenhum registro de caso suspeito de febre amarela no município e que o calendário de vacinação mudou, sendo preconizado pelo Ministério da Saúde que somente uma dose é suficiente para a imunização.

A nota da prefeitura não cita o outro macaco que foi recolhido morto, mas a informação da Defesa Civil é que o material foi recolhido e encaminhado para as análises que irão dizer se o animal morreu ou não vítima da febre amarela. 


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG