Minas Gerais promove o Dia D da campanha de multivacinação neste sábado

Pais e/ou responsáveis devem levar crianças e adolescentes às Unidades Básicas de Saúde para atualizarem 18 diferentes tipos de imunizantes

por Odair Cardoso
Fonte: Agencia Minas.
15/10/2021 - 15h00

Patos Já - Minas Gerais promove o Dia D da campanha de multivacinação neste sábadoArquivo Patos Ja.

O dia de mobilização da Campanha Nacional de Multivacinação será realizado neste sábado (16/10), em todo o estado. Serão disponibilizados 18 tipos de imunizantes do calendário nacional de vacinação para crianças e adolescentes.

Devem comparecer às UBSs os menores de 15 anos de idade que não foram vacinados ou que estejam com a caderneta incompleta de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação. Ao todo, há em Minas Gerais 4.451.989 crianças e adolescentes nas faixas etárias indicadas para participarem da campanha.

Em todo o estado, são 3.478 salas de vacina registradas para atendimento ao público.

Mobilização

Segundo a diretora de Vigilância de Agravos Transmissíveis da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Marcela Lencine Ferraz, a data é marcada pelo funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no sábado, para a vacinação de crianças e adolescentes de até 14 anos.

“A abertura das salas de vacinação no dia 'D' permite aos pais e/ou responsáveis levarem as crianças e adolescentes para serem vacinadas no fim de semana. A estratégia busca aumentar as coberturas vacinais, diminuir a incidência das doenças imunopreveníveis e contribuir para o controle ou erradicação dessas doenças”, explica a diretora, se referindo a patologias como sarampo, rubéola e caxumba, dentre outras.

Segundo Marcela Ferraz, os pais ou responsáveis devem levar as crianças e adolescentes até a unidade de saúde mais próxima, com o cartão de vacinação, para que o profissional de saúde possa avaliar a necessidade da administração de vacinas. “Reforçamos que a falta do cartão não impede a vacinação. Além disso, pais ou responsáveis também podem atualizar o próprio cartão de vacina no dia”, esclarece a diretora.

Além da atualização do calendário vacinal, a ação busca favorecer o alcance de uma cobertura que pode variar entre 90% a 95%, conforme o tipo de imunizante.

A campanha teve início no dia 1/10 em todo o país e será encerrada em 29/10.

Prevenção à covid-19

Para evitar aglomerações de pessoas nas unidades de saúde, a SES-MG recomenda aos municípios que a Campanha de Multivacinação seja realizada em áreas bem ventiladas e desinfetadas com frequência. “Deve-se garantir a disponibilidade de local para lavagem adequada das mãos ou álcool em gel para higienização tanto por parte dos usuários do sistema de saúde quanto para os trabalhadores das unidades”, aponta Marcela Ferraz.

Outras recomendações são que o número de acompanhantes de crianças e adolescentes seja limitado a uma pessoa, que seja observado o distanciamento e que haja triagem de pessoas que apresentarem sintomas respiratórios antes da entrada no local de vacinação.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG