Nova manifestação contra a possibilidade de privatização da Fhemig é realizada em Patos de Minas

Em nota, o Governo do Estado diz que não irá privatizar a rede hospitalar

por Odair Cardoso
05/10/2019 - 10h56

Patos Já - Nova manifestação contra a possibilidade de privatização da Fhemig é realizada em Patos de Minas

Na manhã deste sábado (5/10) um novo protesto contrário a possível privatização da Fhemig, da qual faz parte o Hospital Regional Antônio Dias, foi realizado em Patos de Minas pelo Sind-Saúde, o segundo esta semana. Em nota o Governo de Minas afirma que a rede não será privatizada, mas que pretende repassar a gestão, sem prejudicar atendimentos, ou servidores.

Desde que representantes do Governo apresentaram a proposta de ceder a administração de hospitais da Fundação Hospitalar do Estado – Fhemig, durante reunião da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais – ALMG, na semana passada, os atos contra a possibilidade de privatização tiveram início.

Com faixas, cartazes, apitos e buzinas, os manifestantes saíram em caminhada pela Rua Major Gote, desde a porta do Regional, passando por outras vias do Centro da cidade. Esta semana, Sônia Ferreira, que é delegada do SIND-SAÚDE, em reportagem concedida à NTV, disse que os funcionários da rede Fhemig querem o apoio da população para que a privatização não aconteça. O temor é que o atendimento à saúde fique caótico, com a mudança.

Na última quinta-feira, o Governo do Estado publicou nota afirmando que apresentou em audiência pública realizada no dia 28 de agosto, na ALMG, uma proposta para implantar organizações sociais nas unidades hospitalares da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), com a presença de servidores e da sociedade civil.

O texto destaca também que a proposta não trata de privatização das unidades, mas sim de um contrato de gestão embasado na lei estadual nº 23.081, de 2018, em que os direitos dos servidores da Fhemig e dos usuários do SUS são mantidos integralmente. A nota ainda diz que existe um estudo em andamento para definir a viabilidade deste modelo, visando à melhoria da assistência aos usuários do SUS, além do uso sustentável dos recursos públicos.

Patos Já - Nova manifestação contra a possibilidade de privatização da Fhemig é realizada em Patos de Minas


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG