Número de doses da vacina pentavalente é insuficiente para suprir a demanda em atraso em Patos de Minas

A vigilância epidemiológica espera receber lotes semanais para as reposições

por Redação Patos Já
16/01/2020 - 16h20

Patos Já - Número de doses da vacina pentavalente é insuficiente para suprir a demanda em atraso em Patos de Minas

A irregularidade nos repasses da vacina pentavalente, que ocorre desde julho de 2019, provocou uma imensa fila de espera pela imunização. Esta semana o Ministério da Saúde começou a repor as doses nos estados e municípios, mas a quantidade entregue em Patos de Minas ficou bem abaixo do necessário, para atender a grande demanda.

A gerente da Vigilância Epidemiológica, Elizaine Bicalho, disse foram disponibilizadas 285 doses da vacina pentavalente, que estão sendo distribuídas para as unidades de saúde do município. No entanto, em sua avaliação, o quantitativo é insuficiente para atender a demanda em atraso, de crianças que não foram vacinadas ou que tomaram apenas uma dose. A imunização deve ser feita aos 2,4 e 6 meses de vida, protegendo contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B (recombinante) e meningite por Haemophilus influenzae B

Elizaine explicou no entretanto, que o Ministério da Saúde continuará enviando as remessas das doses, com previsão de que semanalmente ocorram as reposições. Para a gerente a regularização dos estoques está próxima de acontecer.

Os pais devem procurar as unidades de saúde onde a situação do cartão de vacinas serão analisadas e repassadas as devidas orientações, dentro das prioridades de cada caso, evitando que a criança fique exposta por mais tempo.

Foram liberadas também 482 doses da vacina DTP, que também estava em falta. As aplicações são feitas com 1 ano e 3 meses de idade e também aos 4 anos, protegendo contra Difteria, Tétano, Coqueluche e Meningite causada por Haemophilus.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG