Patos de Minas alcança a meta de doadores de medula óssea

O município efetivou mil cadastros de doadores para medula óssea no ano de 2017

por Lauriene Alves (*) com Agência Minas - Foto Daniel
22/02/2018 - 17h34

Patos Já - Patos de Minas alcança a meta de doadores de medula óssea

O Ministério da saúde determinou um teto anual para registro de cadastros de doadores de  medula óssea, o estado de Minas Gerais alcançou a meta de cadastro junto ao REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), que é 33.800, no ano de 2017. Patos de Minas, foi um dos municípios que também bateu a meta estipulada em1.000 cadastros ao ano.

Para se cadastrar o doador deve procura um hemocentro, munido de documento de identificação com foto, é necessário que o doador  assine um termo de consentimento e preencha uma ficha com informações pessoais. Em seguida, será retirada uma pequena quantidade de sangue do candidato a doador. Será feito um exame de histocompatibilidade (HLA), que é um teste de laboratório capaz de identificar as características genéticas.

Essas informações serão cruzadas com os dados dos pacientes que necessitam de transplantes para determinar uma possível compatibilidade. Com o resultado do exame HLA, os dados do candidato a doação serão incluídos no REDOME. A partir desse momento, quando houver um paciente com possível compatibilidade, o candidato à doação será chamado para a fase de Tipificação Confirmatória, que é quando será confirmada a aptidão para a doação. As doações são efetivadas em grandes centros como Rio de Janeiro e São Paulo e todas as despesas são cobertas pelo SUS.

Para se enquadra como doador de medula óssea, tem algumas restrições.

Quem pode se tornar um doador

Para se cadastrar como doador de medula óssea, é necessário:

- Ter entre 18 e 55 anos de idade;

- Estar em bom estado de saúde;

- Não ter doença infecciosa ou incapacitante;

- Não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico;

- Algumas complicações de saúde não são impeditivas para doação, sendo analisado caso a caso.

O Hemocentro de Patos de Minas fica na rua Major Gote ao lado do Hospital Regional e as doações podem ser feitas de segunda a sexta feira de 7 às 10 horas da manhã.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG