Pode faltar vacina contra meningite nas unidades de saúde em Patos de Minas

Segundo o setor de epidemiologia, casos suspeitos da doença foram registrados no município

por Odair Cardoso - foto: Vinicius Machado.
03/10/2018 - 17h55

Patos Já - Pode faltar vacina contra meningite nas unidades de saúde em Patos de Minas

Pode faltar vacina contra a meningite nos postos de vacinação em Patos de Minas. O Estado não tem feito o repasse dos lotes de imunização e com os estoques acabando e sem previsão de chegada de novas doses, a situação pode se complicar nas próximas semanas.

A meningite C é causada por uma bactéria e é caracterizada pela inflamação das meninges, podendo deixar sequelas ou ate mesmo levar à morte se o tratamento não for iniciado prontamente. Segundo Elizaine Bicalho, que é gerente de epidemiologia, registros que apontam para o aparecimento de casos suspeitos da doença em Patos de Minas estão sendo verificados principalmente entre os adultos.

A diferença de anos anteriores para agora está na disponibilidade das dosagens fornecidas. Antes, o esquema vacinal era feito com a primeira dose aos 3 meses, depois aos 5 meses e reforço com 1 ano de idade. No entanto, hoje também é administrado um segundo reforço para meninos e meninas com idades entre 11 e 14 anos, o que faz a demanda de procura aumentar.  

Ainda de acordo com Elizaine Bicalho, a vacina ainda não está em falta, mas ela admite que realmente é baixo o estoque das doses nas unidades de saúde do município, o que começa a ser preocupante. O pedido de novas remessas das doses já foi feito a secretaria de saúde do Governo do Estado, mas a entrega não foi feita. 


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG