População de Patos de Minas reclama de falta de pediatra na UPA

Segundo os pais foram horas na fila para que as crianças fossem atendidas. Houve registro do tumulto

por Redação Patos Já
19/08/2019 - 18h30

Patos Já - População de Patos de Minas reclama de falta de pediatra na UPA

A Unidade de Pronto Atendimento porte III, no Bairro Jardim Peluzzo aqui em Patos de Minas, voltou a registrar tumulto nesse domingo (18). Dessa vez, a principal reclamação foi em relação a falta de atendimento pediátrico, o que causou revolta entre os pais, que aguardavam com os filhos no colo. Segundo algumas mães, essa não foi a primeira vez que faltou pediatria na unidade.

O tumulto se agravou após as mães, que aguardavam atendimento, ficaram ainda mais indignadas quando viram adultos chegando depois delas e sendo atendidos na frente das crianças. Ao questionarem a atendente na triagem, os familiares informaram à nossa reportagem que foram tratados com rispidez. Mas, os pais de crianças não foram os únicos que reclamaram. Adultos, que também aguardavam na fila, reclamaram da confusão e da demora no atendimento.

A nossa reportagem procurou respostas para as denúncias, e em nota a coordenação da UPA informou que:

“Infelizmente a unidade não conta com pediatra de sexta a domingo por indisponibilidade do profissional. Tivemos vários processos seletivos, sem nenhum inscrito. Já foi feito contato com todos os pediatras da cidade e eles não têm interesse nas vagas. Até na rede privada há essa dificuldade. Isso é uma realidade nacional. As crianças não têm prioridade de atendimento. Elas são avaliadas na triagem e passam por uma classificação de risco que é validada internacionalmente e todos os nossos profissionais são treinados para fazer essa triagem. Se um paciente não foi priorizado é porque não tinha indicação em detrimento aos demais. Os médicos generalistas, que fazem os atendimentos, são capacitados para o atendimento pediátrico, inclusive é uma das competências cobradas no concurso e consta na descrição do cargo. Em relação aos maus tratos com a população a situação será verificada, pois não há nenhuma queixa dessa natureza".

  • População de Patos de Minas reclama de falta de pediatra na UPA
  • População de Patos de Minas reclama de falta de pediatra na UPA
  • População de Patos de Minas reclama de falta de pediatra na UPA

Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG