Unidade móvel de mamografia reforça atendimento às mulheres em Patos de Minas

O projeto visa diminuir a fila de espera por exames na rede municipal de saúde

por Débora Araújo - foto: Ascom Prefeitura
21/08/2018 - 07h00

Patos Já - Unidade móvel de mamografia reforça atendimento às mulheres em Patos de Minas

Patos de Minas terá, durante as próximas semanas, um reforço na área da saúde da mulher. O Mama-Móvel é uma carreta equipada com aparelhos de tecnologia avançada destinados à realização de exames de mamografia que detectam câncer de mama em mulheres com idade entre 40 a 49 anos.

A unidade de mamografia iniciou os atendimentos na manhã desta segunda-feira (20) e, inicialmente, os atendimentos serão feitos até a primeira semana de setembro, de acordo com a demanda. O projeto visa diminuir a fila de espera por exames na rede municipal de saúde.

Para realizar o exame, as mulheres devem ir até a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência e solicitar o agendamento. Um médica da Saúde da Família ou um enfermeiro farão uma avaliação e, após a análise, será marcado o rastreamento e o diagnóstico. Atualmente, cerca de 700 mulheres aguardam na fila para atendimento.

Técnicos em radiologia estão responsáveis pela realização dos exames. Todo o serviço é gratuito e o laudo médico é fornecido pelo laboratório do Hospital do Câncer de Barretos. Caso uma doença seja identificada, as pacientes serão submetidas a tratamento no Centro Estadual de Atendimento Especializado em Patos de Minas.

De acordo com a coordenadora da Unidade Móvel Mamografia, Ana Paula Ribeiro Machado, a unidade móvel realiza até 50 exames de mamografia por dia. “Somos credenciados pela Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais e atendemos a 88 municípios das regiões do Triângulo do Norte, Triângulo do Sul e Noroeste, onde já iniciamos os atendimentos dando prioridade para as cidades com maior vazio assistencial”, afirma a coordenadora.

O projeto Mama-Móvel irá atender 45 mulheres por dia,  no horário de 09h às 12h e de 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. Os atendimentos serão realizados na carreta que está  estacionada no Galpão do Produtor Rural de Patos de Minas, ao lado da rodoviária.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG