Unipam e parceiros produzem mil máscaras que serão doadas para profissionais da saúde

Os materiais serão destinados ao Hospital Regional e a Secretaria Municipal de Saúde

por Redação Patos Já
06/04/2020 - 11h00

Patos Já - Unipam e parceiros produzem mil máscaras que serão doadas para profissionais da saúde

As mil máscaras que foram produzidas no laboratório multidisciplinar de prototipagem – FabLab, em parceria em parceria com o Instituto Maio de Ortodontia e as lojas maçônicas “Alfredo Armada”, “Amor e Justiça”, “Esforço e Trabalho”, “Fênix do Alto Paranaíba”, “Renovação e Sabedoria” e a Associação das Lojas Maçônicas de Patos de Minas, serão entregues nesta segunda-feira (6/4).

De acordo com a assessoria do Centro Universitário, os materiais serão destinados a Secretaria de Saúde de Patos de Minas e ao Hospital Regional Antônio Dias (HRAD). As máscaras foram feitas em plástico translúcido (transparente) denominado PETG, de acordo com as normativas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), sendo suas dimensões 240mm x 240mm e espessura de 0,5mm. A sua aprovação foi feita pela equipe do Hospital Regional Antônio Dias (HRAD).

De acordo com o coordenador do FabLab, professor Darlan Rodrigues, o processo de fabricação das máscaras foi dividido em três etapas: corte a laser, limpeza de peças, e montagem. “Em apenas três dias todas as peças foram cortadas e nos outros dois dias foram realizados os demais processos”, afirmou Darlan Rodrigues.

O professor explica ainda que, além das máscaras, serão entregues manuais de utilização e de higienização. “Elas deverão ser higienizadas com os produtos químicos definidos pela equipe médica. Mas, sabemos que em alguns casos pode se fazer tal operação com álcool 70% ou mesmo água e sabão”, explicou o professor.

Segundo o professor Darlan Rodrigues, se alguma empresa ou clínica quiser adquirir a máscara basta entrar em contato com o FabLab. “O representante da empresa poderá levar o material para realizarmos a fabricação ou ainda solicitar ajuda na compra em lote. Não se sabe qual a demanda desses equipamentos de proteção, logo ressaltamos que a produção é limitada, então cada caso será analisado separadamente”, destacou o professor.

As empresas que desejarem contribuir financeiramente ou comprar materiais para fabricação de novas máscaras deverão entrar em contato com o UNIPAM, enviando e-mail para [email protected]


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG