Vacina pentavalente continua em falta em Patos de Minas

Recentemente um lote com 150 doses foi entregue ao município, mas priorizou a fila de espera, que se formou após o recolhimento

por Odair Cardoso
16/10/2019 - 17h00

Patos Já - Vacina pentavalente continua em falta em Patos de Minas

Continua em falta a vacina pentavalente nos postos de saúde em Patos de Minas. Lotes com problemas foram recolhidos pelo Ministério da Saúde no mês de julho, por causa da qualidade dos lotes. Na semana passada algumas doses foram liberadas para o município, mas insuficientes para atender a demanda de espera.

Destinada para imunizar crianças, as doses da vacina devem ser aplicadas aos 2, 4 e 6 meses, com uma quarta aplicação aos 1 ano e 3 meses de vida. A pentavalente protege contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo b, responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta.

De acordo com as informações da vigilância epidemiológica de Patos de Minas, há cerca de duas semanas, foram entregues 180 doses. Os lotes contendo 10 doses cada, foi distribuído nas unidades de saúde do município, priorizando a fila de espera, que se formou com a falta da vacina. Devido a quantidade e demanda, na maioria dos locais, volta a ocorrer o desabastecimento das vacinas.

A imunização fora da faixa etária preconizada pelas autoridades em saúde, expõe a criança às doenças, e por isso a orientação é evitar locais com aglomerações e contatos com outras pessoas. Na rede particular a vacina é oferecida e o preço da dose varia entre R$ 330,00 até R$ 350,00.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG