Blitz educativa é realizada na rua Major Gote

Coloque-se em lugar visível ao condutor e aguardar na calçada são fundamentais para evitar acidentes

por Matheus Alves
Fonte: Ministério da Saúde/Detran/Agência Brasil
28/06/2022 - 18h00

Patos Já - Blitz educativa é realizada na rua Major Gote

Com o objetivo de conscientizar e orientar os condutores e pedestres sobre a importância do respeito à vida e à segurança, como forma de reduzir o número de acidentes de trânsito, em especial, os atropelamentos, alertando sobre o uso responsável da faixa de pedestres a Polícia Militar, a Prefeitura de Patos de Minas e o Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam) realizaram no final da tarde, início da noite, dessa terça-feira (28/06) uma blitz educativa na região central.

De acordo com o Ministério da Saúde, foram registradas em 2019 (último dado disponível), 31.945 mortes em decorrência de ocorrências no trânsito brasileiro. Dentre estes registros, 6.018 foram de pedestres, ou seja quase 19% das mortes. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) responsabiliza os condutores pela segurança dos pedestres.

A movimentação aconteceu nos cruzamentos das ruas Major Gote com Farnese Maciel, José de Santana, Olegário Maciel e General Osório. A ação contou com a participação dos Agentes de Trânsito e Policiais Militares recém formados.

Parar na faixa é Lei

As normas viárias específicas para os pedestres estão estabelecidas nos artigos 68 a 71 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), mas há também outros artigos que abordam o respeito recíproco que os usuários do trânsito devem ter um com o outro. O artigo 29 diz que no trânsito, o maior cuida do menor, os motorizados dos não motorizados. Ou seja, quem viaja dentro do veículo tem responsabilidade para com quem anda a pé ou de bicicleta.

Já o artigo 214 estabelece que é infração gravíssima deixar de dar preferência de passagem a pedestre e a veículo não motorizado que se encontre na faixa a ele destinada.

É importante saber que, mesmo nos locais onde haja semáforo, se o pedestre atravessar quando o sinal estiver vermelho para o condutor, ainda que em seguida o sinal fique verde, o condutor deve esperar o pedestre concluir a travessia, para depois seguir em frente.

A demarcação de área destinada à travessia de pedestres, além de permitir a mobilidade segura, também constitui fator determinante para a redução do número de atropelamentos; neste aspecto, vale destacar, inclusive, que a ocorrência do crime de trânsito de homicídio ou lesão corporal, na modalidade culposa, na faixa de pedestre, tem a pena aumentada de metade até um terço, conforme preveem os parágrafos únicos dos artigos 302 e 303 do CTB.

Dicas para atravessar na faixa – Coloque-se em lugar visível ao condutor; aguarde na calçada um momento certo para atravessar a via; acene com a mão pedindo passagem; aguarde a parada dos veículos; atravesse sobre a faixa com passos firmes; não havendo faixa de pedestres, atravesse sempre em linha reta.

  • Blitz educativa é realizada na rua Major Gote
  • Blitz educativa é realizada na rua Major Gote
  • Blitz educativa é realizada na rua Major Gote
  • Blitz educativa é realizada na rua Major Gote

Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG