10º Região da Polícia Militar celebra dia do Soldado

A data homenageia também o Duque de Caxias, patrono do exército brasileiro

por Paula Mota
25/08/2021 - 09h00

Patos Já - 10º Região da Polícia Militar celebra dia do Soldado

25 de agosto comemora-se o dia do Soldado. Como forma de celebrar a data, a Polícia Militar de Minas Gerais, por meio da 10ºRPM em Patos de Minas, realizou na manhã desta quarta-feira (25), uma solenidade, como forma de homenagear a corporação.

A data escolhida homenageia o aniversário de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, patrono do exército brasileiro. Nascido em 1803 em Porto da Estrela, no Rio de Janeiro, o Duque de Caxias era filho de oficial militar português, aos cinco anos, se alistou no exército com título "honorífico", por ser filho de militar. Depois, ingressou na Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho.

Ao longo de sua trajetória, recebeu o apelido de "pacificador". Duque de Caxias foi responsável por apaziguar a região maranhense, onde aconteceu a revolta da Balaiada. Além da vitória sob as rebeliões em São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Atuou junto a D. Pedro II, o que o tornou ministro de guerra por três vezes seguidas.

Considera-se Soldado, não só a patente, mas também todos que se alistam para prestar serviços na defesa do país, seja no exército, marinha ou aeronáutica; além das corporações ligadas ao Estado, como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e outros.

Patos Já - 10º Região da Polícia Militar celebra dia do Soldado


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG