PM alerta para irregularidades de serviços de segurança em via pública

Em nota a corporação esclarece que o serviço deve ser feito exclusivamente pela Policia Militar

por Redação Patos Já
10/05/2019 - 09h45

Patos Já - PM alerta para irregularidades de serviços de segurança em via pública

A Polícia Militar tem realizado ações para coibir a atuação irregular de empresas que prestam segurança patrimonial em via pública nas cidades de Patos de Minas, São Gotardo e Carmo do Paranaíba. A função deve ser exercida exclusivamente pela Polícia Militar, conforme o que prevê a constituição.

De acordo com a polícia, algumas empresas insistem em atuar de forma irregular, oferecendo estes serviços. Em nota a corporação informou que além do cometimento do crime de usurpação de função ou de exercício irregular de profissão, também ocorrem outros crimes como, contravenções e infrações de trânsito.

Segundo a Assessoria de Comunicação Organizacional da 10ª RPM, muitas vezes, os infratores são inabilitados e possuem antecedentes criminais, o que pode facilitar o conhecimento da rotina dos moradores e dos locais a serem praticados crimes, principalmente contra o patrimônio, como furtos.

O texto diz ainda que a Polícia Militar tem recebido diversas reclamações sobre perturbação do sossego, pois, para a execução das atividades irregulares é feito o acionamento de sirene ou de buzina, causando desconforto para todos os moradores, principalmente para àqueles que não aderem ao serviço. Ainda de acordo com a PM, algumas pessoas se sentem coagidas a contratarem o serviço por medo de represálias.

O esclarecimento da polícia diz também que mesmo com o uso de equipamentos luminosos e sonoros, como giroflex e sirenes,e de uniformes parecidos com os da Polícia Militar, a atividade não pode ser exercida,por não terem o devido preparo profissional e amparo legal.

As informações são da Assessoria de Comunicação Organizacional da Décima Região da Polícia Militar.

Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG