Polícia Civil implanta vistoria veicular eletrônica para registro e transferência de veículos

A ferramenta possibilita que o procedimento seja realizado de forma mais segura

por Redação Patos Já
14/04/2022 - 07h20

Patos Já - Polícia Civil implanta vistoria veicular eletrônica para registro e transferência de veículos

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) implantou a vistoria veicular eletrônica para registro e transferência de veículos, nas cidades de Presidente Olegário, Lagamar e Lagoa Grande, região Noroeste do Estado. Após fase de testes e ambientação, que começou no mês de março, a partir do dia 04 de abril, o sistema passou a ser utilizado em todas as vistorias realizadas nas unidades.

A ferramenta possibilita que o procedimento seja realizado de forma mais segura, evitando a ocorrência de fraudes, e também mais rápida, com a redução do tempo da vistoria. A inovação faz parte das medidas de modernização dos serviços prestados pela PCMG à população.

O sistema, que já funciona em outras regiões de Minas Gerais, é mais uma ferramenta para garantir transparência, segurança e agilidade nos processos de registros e transferências de veículos no estado. Com a implantação, o usuário possui mais uma garantia para evitar fraudes e maior confiabilidade sobre a procedência do veículo.

Inovações

Antes, para a identificação veicular, as marcações de chassi e motor eram extraídas de forma manual. No novo processo eletrônico, a conferência é feita por meio de aplicativo de celular com controle de localização, onde o vistoriador inclui fotos e dados da identificação do veículo, alimentando o banco de dados do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (DETRAN-MG), com validação automática e laudo de vistoria imediato.

Outra novidade é a inserção de fotografia com a quilometragem do veículo no laudo, objetivando diminuir fraudes relacionadas com a adulteração de veículos usados para revenda. Os laudos ficarão armazenados no sistema do DETRAN-MG e poderão ser consultados a qualquer época pelas autoridades em investigações dessa natureza.

Agendamento

A Polícia Civil, por meio do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (DETRAN), disponibiliza o agendamento eletrônico para vistoria de veículos em Presidente Olegário, Lagamar e Lagoa Grande.

O serviço, que será realizado na unidade do respectivo município, deve facilitar o processo para os motoristas, que não precisarão enfrentar filas para o atendimento, sendo possível escolher o dia e a hora para ser atendido.

O link para agendamento é:

https://www.detran.mg.gov.br/atendimento/agendamento-on-line/agendamento-on-line-ciretrans

A vistoria é obrigatória nos casos de primeiro emplacamento, transferência de propriedade veicular, qualquer alteração de dados do veículo, vistoria lacrada, baixa de veículo e requerimento de segunda via do Certificado de Registro de Veículo (CRV).

Após pagar a taxa em um dos bancos credenciados, o cidadão deverá preencher no sistema de agendamento do site do DETRAN-MG o serviço desejado, CPF ou CNPJ, e a placa do veículo que deseja agendar.

O agendamento somente será possível após o pagamento da taxa do respectivo serviço.

Caso tenha agendado algum serviço e não possa comparecer no horário agendado, proceda o cancelamento do agendamento, assim você não prejudicará que outros cidadãos possam utilizar o serviço.

Equipamentos

A Polícia Civil de Minas Gerais contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Presidente Olegário que disponibilizou 01(um) notebook para ser utilizado pelos vistoriadores na validação dos documentos, com o Conselho de Segurança Pública de Presidente Olegário – CONSEP que doou 02(dois) aparelhos celulares de última geração para serem utilizados na vistoria em Presidente Olegário, da Prefeitura Municipal de Lagamar que disponibilizou 01(um) aparelho celular para ser utilizado nas vistorias naquele município e da Prefeitura Municipal de Lagoa Grande que cedeu 01(um) aparelho celular para ser utilizado na unidade daquele município.

A Polícia Civil de Minas Gerais agradece o apoio incondicional das Prefeituras Municipais de toda a região e do CONSEP na solução das demandas da instituição para melhorar ainda mais o atendimento à população mineira.


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