Polícia Militar terá acesso a 4 mil câmeras de agências bancárias em Minas Gerais

O termo de cooperação inédito no país permitirá o uso das imagens externas das agências

por Redação Patos Já
Fonte: Portal Amirt.
31/07/2019 - 18h20

Patos Já - Polícia Militar terá acesso a 4 mil câmeras de agências bancárias em Minas Gerais

Um acordo assinado na manhã desta quarta-feira (31) entre as forças de segurança e a Federação Brasileira de Banco concedeu que em até 30 dias todas as 4 mil câmeras externas de agências bancárias de Minas Gerais vão ser monitoradas pela Polícia Militar.A iniciativa visa coibir crimes que ocorrem em instituições financeiras, como a “saidinha” e as explosões de caixas eletrônicos.

O comandante-geral da PM, coronel Giovanne Silva, afirmou que este é o primeiro termo de cooperação do país firmado para garantir o acesso às imagens das fachadas de agências, já que para conseguir as filmagens era necessário fazer um pedido judicial.

O investimento na parceria é de R$ 4 milhões. Além disso, a visualização não vai ser em tempo real para todos os equipamentos de segurança e ainda vai funcionar por demanda.

Sendo assim, os militares da sala de situação da PM, que monitoram 24h por dia as câmeras como as do Olho Vivo, em todo o Estado, vão pedir às empresas que operam os aparelhos para forneceram as filmagens de agências escolhidas. A partir desse momento vão poder ser acompanhadas ao vivo. Em caso de investigação vai ser possível ver o histórico das câmeras.

O coronel ainda destaca que mesmo sendo necessária a permissão por parte das operadoras, a polícia vai poder agir imediatamente. Já o representante da Associação de Bancos de Minas Gerais e da Federação Brasileira de Banco, Edmar Campos, explicou que, mesmo em cidades pequenas, as empresas que fornecem as câmeras de monitoramento têm sede nos grandes centros e funcionam a todo momento.

Vale lembrar que o convênio é um projeto piloto no país e pode ser expandido para outros estados e também para as demais forças de segurança, como as polícias Civil e Federal, de acordo com a Federação Brasileira de Banco.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG