Governo lança protocolo para reabertura de estabelecimentos, mas diz que adoção de medidas ficará a cargo dos prefeitos

por Redação Patos Já
Fonte: (*) com informações da Agencia Minas.
23/04/2020 - 16h00

Patos Já - Governo lança protocolo para reabertura de estabelecimentos, mas diz que adoção de medidas ficará a cargo dos prefeitos

Em meio a pandemia de coronavírus e os impactos provocados na economia de estados e municípios, muito tem se discutido sobre a retomada gradual e com restrições das atividades comerciais, com as devidas restrições para evitar a disseminação ainda maior da COVID-19. O governo do Estado lançou nesta quinta-feira (23), um protocolo sanitário para autorizar a reabertura dos estabelecimentos comerciais, serviços e outros setores.

A proposta tem como objetivo adotar protocolos sanitários, divididos por segmentos, que garantam a segurança da população. No entanto, segundo o governador Romeu Zema, a adoção das medidas ficará a critério dos prefeitos de cada município.

Segundo o que foi publicado, o programa setoriza as atividades econômicas em quatro “ondas” estabelecidas pela Secretaria de Saúde (onda 0 – serviços essenciais; onda 1 – baixo risco; onda 2 – médio risco; onda 3 – alto risco), a serem liberadas para funcionamento de forma progressiva, conforme indicadores de capacidade assistencial e de propagação da doença, avaliando o cenário de cada cidade e a taxa de evolução da Covid-19 na região.

De acordo com o governo, o programa foi baseado nas informações fornecidas por diversas instituições e entidades de classe. O secretário de Estado de Saúde Carlos Eduardo Amaral explicou que a proposta de reabertura gradual só é possível, neste momento, devido ao achatamento da curva de contaminação da Covid-19.

Os protocolos serão disponibilizados a partir da próxima segunda-feira (27), por meio do endereço eletrônico saúde.mg.gov.br/coronavirus. No site, as informações serão segmentadas de acordo com o público específico, seguindo três pilares: o prefeito, o empresário e a população em geral. A plataforma fornecerá todos os protocolos, sendo um básico e os específicos, de acordo com as necessidades de cada setor.

O arquivo será disponibilizado para download e deverá ser impresso e fixado de maneira visível na entrada do estabelecimento que optar pela reabertura. A fiscalização para o cumprimento das regras deverá ser realizada pelo município. A população também terá acesso aos protocolos que estarão disponíveis no site, permitindo o entendimento sanitário a ser seguido. Caso presencie descumprimento das regras, o cidadão poderá denunciar diretamente nas prefeituras.

O governo divulgou também que nas próximas semanas, serão publicadas as informações relativas à setorização da atividade econômica por regionais e as matrizes de risco, a partir dos indicadores relativos à capacidade assistencial e propagação da doença.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG